Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Campo Grande

VÍDEO: Bolsonaro cita Marquinhos ao defender hidroxicloroquina em casos leves da covid-19

Ele também falou do parentesco do prefeito com o ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta

07 julho 2020 - 16h01Por Thiago de Souza

O presidente Jair Bolsonaro citou, nesta terça-feira (7), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), para defender o uso da hidroxicloroquina em casos leves da covid-19. 

Bolsonaro, que está com a doença, destacou que muitas cidades fizeram apelo pelo medicamento e que a capital de Mato Grosso do Sul foi a mais recente delas. 

''A mesma coisa acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde o prefeito Trad [Marquinhos], junto com um deputado estadual, fez um apelo pela hidroxicloroquina, que não tinha lá’’, observou o presidente. 

Ainda segundo o chefe do Executivo, o apelo dos políticos locais foi levado às autoridades de Saúde do Ministério, que liberou o remédio. Além disso, destacou o parentesco de Marquinhos com Mandetta para apontar suposta incoerência por parte do ex-ministro da Saúde. 

''O Trad [Marquinhos], pelo que me consta, é primo do Mandetta [Luiz Henrique], que era contra a hidroxicloroquina, dizendo que só poderia usar a hidroxicloroquina em casos graves... Nos casos graves, a chance é quase zero'', refletiu o presidente. 

Kit Cloroquina

O prefeito Marquinhos Trad acatou pedido de um grupo de médicos e vai adotar, nos próximos dias, um kit de medicamentos para combater a covid em casos leves e assim evitar internações. 

No kit está a hidroxicloroquina, a cloroquina, antibiótico, vermífugo e sulfato de zinco. Ainda não há data prevista para os medicamentos ficarem disponíveis para os médicos. 

Os pacientes só terão acesso ao medicamento com prescrição médica e podem recusar o uso, mas terão de assinar um termo.