A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

23/03/2016 19:04

A+ A-

Catadores passam fome com fechamento de lixão e governo promete ajuda

Os catadores de resíduos sólidos pedem para a Prefeitura Municipal de Campo Grande reabrir o lixão para os trabalhadores conseguirem pagar as contas mensais e comprar alimentos. A situação está crítica no local.

Ronaldo Leão, 30 anos, tem quatro filhos e está passando necessidade. "Moro no Dom Antonio Barbosa há 16 anos e trabalho no lixão há 15 anos. Nunca fiquei desempregado, ganhava R$ 600 por semana. Fiz o curso com a Funsat e não tem material na UTR (Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos) para trabalhar".

A vice-governadora e secretária estadual de Assistência Social, Rose Modesto (PSDB), esteve reunida com os catadores e prometeu ajudar a resolver o problema . "Na segunda-feira (28), vamos participar da reunião e pedir agilidade para os promotores da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, e organizar a equipe para fazer o cadastro do programa Vale Renda como uma ajuda financeira. Eles só querem serem ouvidos e terem o direito de trabalhar".

A campanha será estendida para ajudar as famílias que estão necessitando de ajuda. "Vamos organizar uma campanha para que eles recebam alimentos e sacolão  no fim de semana.Vamos incluí-los no Programa Rede Solidária que busca a proteção social das pessoas em vulnerabilidade e risco social. Queremos acolher as família enquanto esses tramites seja resolvido", cita Rose. 

Ronaldo ficou trabalhando na UTR durante três dias e ganhou R$ 20 por dia. "Tive que sair da UTR lá não tinha material. Lá tem 80 trabalhadores e devido o fechamento do lixão tem pouco material. tem trabalhador que está cumprindo horário e fica andando lá dentro".

 

Foto: Alessandra Carvalho 


Ronaldo mostra a geladeira vazia e armário de cozinha. "Os meus filhos estão sem leite. Ta difícil. Nunca deixei o meu filho passar necessidades. Não temos fralda. A minha mulher está grávida de quatro meses e precisa se alimentar bem. Não temos para onde correr".

Foto: Alessandra Carvalho

O presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza (CDDH), Paulo Ângelo de Souza, esteve no local e pediu para os êcatadores fazer o protesto em área que não atrapalhe o trânsito. "Eles tem que lutar pelo objetivo deles. Eles precisam de alimentos e emprego".

 


Rodrigo Leão Marques, 36 anos, mais conhecido como Carioca, explicou que participou das reuniões e teve somente brigas entre Solurb (Soluções Ambientais) e Prefeitura Municipal de Campo Grande . "Na tarde de ontem ( 22), a foi reunião travada e que não saia nenhuma resposta". Após a reunião de segunda-feira que será ás 10 horas no MPE os catadores pretende ir ás 14 horas no Ministério Público do Trabalho.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024