Menu
terça, 22 de setembro de 2020
Cidade Morena

Metade do efetivo da Guarda estará capacitada para utilizar armamento letal

Para participar do processo de seleção interna, é necessário ser ocupante do cargo de Guarda Civil Municipal de Campo Grande-MS, no mínimo, três anos de efetivo exercício

04 abril 2019 - 11h32Por Redação

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), vai capacitar mais 150 guardas civis municipais para utilização de armamento letal. O edital de seleção interna foi publicado nesta quinta-feira (4), no Diogrande. Atualmente, 423 servidores estão aptos a utilizar armamento e reforçar a segurança na nossa Capital.

Para participar do processo de seleção interna, é necessário ser ocupante do cargo de Guarda Civil Municipal de Campo Grande-MS, no mínimo, três anos de efetivo exercício, sendo computado o tempo, para esse fim, até a data de encerramento das inscrições do processo seletivo – que acontecem de 4 a 26 de abril de 2019.

Além disso, o candidato deverá possuir certificado de conclusão de ensino médio (antigo 2° grau) ou ensino superior devidamente registrado, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC ou Declaração de conclusão do curso, assinado por autoridade competente, com o Histórico Escolar e não ter sido condenado por fato definido como crime, como também não poderá constar em seu nome certidão criminal positiva.

O curso de capacitação para armamento letal, que terá início e conclusão previstos para este primeiro semestre do ano de 2019, acontece em parceria com a Polícia Federal e integrantes das demais forças de segurança pública. Com carga horária de 250 horas, distribuídas em 190 horas/aula de teoria e 60 horas/aula de prática de tiro, o treinamento segue as normativas da matriz curricular Senasp/MJ. Cada aluno efetua 320 (trezentos e vinte) disparos de revólver calibre 38.

Nas aulas teóricas são abordados temas de Direito Administrativo, Direito Penal, Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos servidores da Guarda Civil Municipal.

“Essa capacitação é para a sociedade campo-grandense, para que se possa somar às demais forças de segurança que atuam na nossa Capital”, explica o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Edital

Serão oferecidas 150 (cento e cinquenta) vagas, sendo mais 150 para cadastro reserva, para a realização do 2º Curso de Capacitação de Guardas Civis Municipais na Utilização de Armamento Letal, podendo ser ampliadas de acordo com a conveniência, necessidade e oportunidade da administração pública.

Antes de efetuar a inscrição, para participar do processo seletivo, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições deste edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a sua realização.

As inscrições para o processo seletivo serão entregues, exclusivamente, na Divisão de Ensino e Desenvolvimento – Diven da Guarda Civil Municipal de Campo Grande/MS, sito a Rua Usi Tomi, 567 – Carandá Bosque I; no períodos de 04 a 26 de abril de 2019, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

Quem tiver interesse em conferir o Edital nº 001/2019 – Sesdes, na íntegra, poderá conferir a edição nº 5.540 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a partir da página 5.

 

Leia Também

Jovem finca agulha de narguilé e mata namorado após discussão por pastel
Geral
Jovem finca agulha de narguilé e mata namorado após discussão por pastel
Apesar de fracas, chuvas continuam na terça e deixam clima fresquinho em Campo Grande
Cidades
Apesar de fracas, chuvas continuam na terça e deixam clima fresquinho em Campo Grande
Trio morre ao trocar tiros com policiais do DOF após assalto em Naviraí
Interior
Trio morre ao trocar tiros com policiais do DOF após assalto em Naviraí
Brasil tem 377 mortes por covid em 24 horas e total chega a 137 mil
Geral
Brasil tem 377 mortes por covid em 24 horas e total chega a 137 mil