Menu
domingo, 27 de setembro de 2020
Cidade Morena

Região do Guanandi recebe mutirão de limpeza contra o Aedes neste fim de semana

Já são 12.991 notificações de dengue em Campo Grande

22 março 2019 - 11h53Por PMCG

O próximo mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha acontece na região do Bairro Guanandi neste fim de semana (23 e 24). Com efetivo de 70 agentes de combate de endemias (ACE) o objetivo é vistoriar 3 mil imóveis e destinar corretamente materiais inservíveis que possam acumular água.

O bairro faz parte da estratégia de intensificação da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) para ampliar as ações de prevenção e combate ao mosquito e diminuir os casos das doenças na população. No Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de janeiro, a região do Guanandi era considerada local de risco apresentando Índice de Infestação Predial (IPP) de 5,6% dos imóveis vistoriados com focos e larvas.

Outros bairros da Capital já foram alvo de ações semelhantes. Na região da Moreninhas e Centro-Oeste os resultados foram positivos, com redução da presença de focos em mais de 60%.

Casos
Segundo o Boletim Epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) desta sexta-feira (22), somam 12.991 notificações de dengue em Campo Grande. A quantidade de casos registrados este ano é inferior às 28,5 mil notificações na última epidemia da doença em 2016.

Para o secretário de Saúde Marcelo Vilela, a população também deve colaborar eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito, além de limpar calhas de telhados, limpar e tampar ralos não utilizados e caixas d’água.

“O poder público está fazendo a parte dele, mas contamos com a colaboração de todos nesta luta contra o Aedes. Estamos intensificando as ações, colocando o máximo de contingente possível nas ruas para eliminar os materiais inservíveis que possam acumular água e a população pode contribuir”, afirmou Vilela.

Leia Também

Governo aposta que ‘Rastrear’ vai diminuir taxa de contaminação do coronavírus em MS
CORONAVÍRUS
Governo aposta que ‘Rastrear’ vai diminuir taxa de contaminação do coronavírus em MS
Irmãos são presos após xingarem PMs em festa clandestina em Bodoquena
Interior
Irmãos são presos após xingarem PMs em festa clandestina em Bodoquena
Homem agride ex-mulher e filhos com socos
Geral
Homem agride ex-mulher e filhos com socos
Presidente do TSE pede cuidado com pandemia e fake news
Política
Presidente do TSE pede cuidado com pandemia e fake news