Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Vídeo: dono da casa onde pitbull foi abandonado à própria sorte apenas alugava imóvel

Cachorro estava em meio às fezes e sujeira; polícia vai investigar responsável por abandonar animal

03 outubro 2020 - 11h30Por Thiago de Souza

Dono de uma casa no bairro São Conrado, onde foi encontrado um pitbull abandonado, sem água nem comida, nesta sexta-feira (2), preferiu não se pronunciar. Ele alugou a residência para o antigo dono do cachorro, que deve ser indiciado por maus-tratos a animais, cuja pena foi aumentada pelo Congresso Nacional. 

Conforme a denúncia, moradores ouviram um pitbull uivar de fome e sede, dentro da residência vazia. O mau cheiro despertou a desconfiança de vizinhos, que acionaram a delegacia especializada nesse crime, a Decat, que teve apoio da Guarda Civil Metropolitana.  

Os agentes constataram a denúncia e encontraram uma situação de extremo abandono. O cão estava em meio a fezes e sujeira, por pelo menos 12 dias. A única alimentação dada ao cachorro era fornecida pela vizinhança.

Ao TopMídiaNews, um homem, que se apresentou como advogado do dono da casa, disse que o cliente não iria se expor e que as informações poderiam ser obtidas na delegacia. Ele ressalta, no entanto, que o animal foi deixado pela pessoa que alugava o imóvel.

Nova lei 

Após sanção do presidente Jair Bolsonaro, entrou em vigor a lei que aumenta a pena para esse tipo de crime. 

Até então, quem maltratava animal era enquadrado no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano de reclusão e multa. A nova lei modifica a pena e passa para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor de animais. Também prevê  punição a estabelecimentos comerciais que facilitarem o crime.

* Matéria alterada às 10h49 de 5/10 para correção. O dono do imóvel, que prefere não se expor, não era o dono do cachorro, que foi abandonado em uma casa alugada.