Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Cidades

Aplicativo avisa os pais sobre falta de alunos em escolas estaduais

Um total de 360 escolas já foram contempladas com o aplicativo, que avisa a falta do estudante em até 24 horas

14 outubro 2018 - 09h30Por Dany Nascimento

Para os pais que querem ficar ligados na presença dos filhos nas escolas estaduais, foi lançado o aplicativo Mira Aula em Mato Grosso do Sul, que avisa em até 24 horas se o aluno faltou na escola. Os pais cadastrados no aplicativo recebem uma mensagem no celular informando a falta do estudante.

De acordo com a assessoria do governo do Estado, 360 escolas e mais 80% delas já fazem o uso da nova ferramenta digital. “Apenas na primeira semana do segundo semestre foram registradas mais de quatro mil aulas com chamadas feitas no aplicativo e mais de quatro mil SMSs de frequência enviados aos responsáveis no mesmo período”, afirma o executivo do aplicativo Mira, Rangel Barbosa. 

Além disso, relatórios são encaminhados para a Secretaria Estadual, elaborados com inteligência de dados, e podem ser consultadas pelos diretores pelo portal. O app não demanda acesso à internet via Wi-Fi ou 3G para o funcionamento em sala de aula e não há consumo do pacote de dados do professor. Com o celular em mãos, ele só precisa de alguns toques para preencher o diário de classe digital.

Segundo o governo do Estado, foi oferecido um tablet por alunos do 6º e 9º ano, bem como os professores de Língua Portuguesa e de Matemática, para que estes pudessem acessar o portal educacional desenvolvido pela Mira Educação, durante as aulas.

Além disso, os Progetecs das escolas participantes e os multiplicadores dos NTEs Capital e Metropolitano também receberam tablets, para realizar o acompanhamento pedagógico do referido projeto. Aproximadamente 1.037 tablets foram distribuídos pela Mira Educação na primeira fase.