Mato Grosso do Sul está em alerta para chuvas intensas e tempestades, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O estado é um dos 18 do país sob alerta após o tornado que atingiu uma cidade do Paraná, deixando seis mortos e diversas pessoas feridas.
No estado, há três alertas: dois de nível amarelo, para chuvas intensas e declínio de temperaturas, e um de nível laranja, que indica perigo de tempestades. Os alertas foram divulgados na manhã deste sábado (8) e têm validade até às 25h59 de domingo (9), podendo ser atualizados a qualquer momento.
O Inmet informou que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam os alertas mais severos do país, incluindo classificação máxima para ventos costeiros. No caso de Mato Grosso do Sul, as chuvas podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo, oferecendo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível. Para mais informações, é indicado entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. O Inmet reforça que a população deve redobrar os cuidados e acompanhar atualizações sobre a situação meteorológica.









