Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

Atleta de MS se prepara para Mundial de Orientação na Noruega

Raquel participou de sua primeira competição em 2007, mas ficou quatro anos fora das pistas e retornou somente em 2011

07 janeiro 2019 - 11h43Por Esporte Agil

A douradense Raquel Sales Arendt, 24 anos, se prepara para a disputa do World Orienteering Championships 2019, que acontece no mês de agosto em Østfold, na Noruega. Praticante da modalidade há 11 anos, ela venceu o Campeonato Sul-americano, realizado em Minas, no Uruguai, e garantiu vaga no Mundial da modalidade.

Atleta da FAB (Força Aérea Brasileira), a douradense vai competir na categoria Elite, percurso longo, prova que foi campeã no Uruguai. Raquel deve enfrentar representantes de 30 países -no último, a Elite contou com 69 atletas.

“Mundial já é um nível bem superior do que estamos acostumados aqui no Brasil. Os competidores são muito fortes, e a maioria dos países têm bem mais tradição no esporte”, lembra. Ela cita como exemplo os atletas da Suécia, Suíça, Noruega e Dinamarca, favoritos na competição.

Raquel participou de sua primeira competição em 2007, mas ficou quatro anos fora das pistas e retornou somente em 2011. Desde então, colecionou títulos, como o Brasileiro na categoria Base/Júnior em 2014, ano em que entrou para a Força Aérea, a Seletiva Militar de Orientação em 2017, garantindo vaga para o Mundial Militar de Orientação de 2017, na Finlândia, além do Sul-Americano e o Estadual Damas Adulto. Ela também ficou em 3º e 4º lugar no Pantanal Extremo, em 2014 e 2015.

“Tenho um treinador que me passa planilhas da parte física, e a parte técnica é por conta da comissão técnica da FAB. Nos reunimos para treinar junto com toda a equipe em alguns períodos durante o ano”, explica, sobre seus treinamentos.

A disputa em Østfold será o segundo Mundial da atleta pela Força Aérea, que dá total apoio aos competidores brasileiros. “Aqui no Brasil, [o apoio da FAB] é o único apoio financeiro relevante para a orientação. Como não é um esporte olímpico, ainda é pouco conhecido. Então, poucos conseguem bolsa do governo ou algum tipo de patrocínio”, afirma.

Realizado anualmente desde 2003, o Campeonato Mundial de Orientação terá uma novidade este ano e será dividido em dois eventos: WOC Urbano, em anos pares (apenas provas de velocidade) e Forest WOC, em anos ímpares (provas de média / longa duração).