A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

28/05/2018 07:00

A+ A-

Automutilação entre adolescentes já preocupa e mobiliza órgãos públicos em MS

Reportagem do TopMídiaNews alavancou discussão sobre o tema

Caso de três alunos de uma escola municipal que cortavam os próprios braços em Campo Grande, divulgado pelo TopMídiaNews, alavancou a discussão sobre o tema.

Diante de novos casos divulgados, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) solicitou esforços de órgãos públicos como a Secretaria de Saúde e de Educação para promover ações que combatam a prática maléfica.

''Estive em uma reunião ontem à tarde e apresentei programa de apoio às escolas para capacitação de professores e coordenadores a respeito da automutilação de adolescentes'', declarou Kemp.

Conforme o parlamentar, o problema foi detectado em diversas escolas e por isso não pode ser considerado um problema localizado.

Reportagem do TopMídiaNews, no início de maio, mostrou que três alunos, sendo dois garotos e uma menina, do oitavo ano de uma escola municipal da região sul da Capital cortavam os próprios braços.

A informação da autoflagelação veio dos próprios colegas dos envolvidos, que avisaram o professor e este tomou as medidas necessárias e encaminhou o caso à coordenação da escola, que acionou os pais.

Foi descoberto que os adolescentes praticavam o ato fora da escola. ''Mas os  professores e coordenadores podem contribuir no processo conversando com os alunos, pois muitos deles não têm diálogo com os pais'', destacou o deputado.

Kemp pediu ação de secretarias contra automutilação de estudantes. (Foto: Divulgação)

No encontro entre representantes da SED e SES, a pasta da Educação informou que já tem uma equipe fazendo tratativas neste sentido, analisando projetos que possam ajudar a solucionar o problema.

Pela parte da Saúde, a pasta se dispôs a ajudar a área educacional com o oferecimento de profissionais de saúde nas escolas.

Na avaliação do político, a informação é uma das principais ferramentas contra a violência, pois muitas pessoas acham que sintomas da depressão são 'normais' e não promovem ajuda.

Kemp diz que os alunos adolescentes envolvidos em situações de autoviolência devem ser encaminhados para tratamento com profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos.

''O suicídio é a quarta causa de mortes de jovens no Estado'', finaliza o petista.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024