TCE ABRIL 16 A 22/04
Menu
quinta, 22 de abril de 2021
Cidades

Azambuja anuncia R$ 56 milhões para combate permanente aos incêndios florestais

A medida visa a conservação e preservação dos recursos naturais do Estado e a vida das pessoas

04 janeiro 2021 - 08h25Por Nathalia Pelzl

O governador Reinaldo Azambuja lançou o Plano Estadual de Combate a Incêndio Florestal, que visa combater os incêndios de grandes proporções, como os que ocorreram este ano no Pantanal e no Cerrado. 

A medida visa a conservação e preservação dos recursos naturais do Estado e a vida das pessoas.

Serão investidos R$ 56,6 milhões de recursos próprios na compra de veículos e equipamentos, incluindo um avião Air Tractor, modelo norte-americano capacitado para combate de alta precisão a incêndios florestais, além de treinamento dos bombeiros. Ao plano se integram outras ações do Governo do Estado, como o Programa de Manejo do Fogo, em discussão.

“Tivemos um ano atípico nas áreas da saúde e climáticas, principalmente, e o nosso governo conseguiu enfrentar grandes desafios, como a questão dos incêndios florestais, onde criamos uma força-tarefa com o apoio de alguns estados e do governo federal”, afirmou o governador. “Agora, damos um passo à frente com a estruturação operacional da área de segurança para ganharmos mais eficiência no enfrentamento de situações extremas.”

Com a aquisição da aeronave e dos novos equipamentos e materiais, segundo Reinaldo Azambuja, Mato Grosso do Sul investe em tecnologias já consolidadas para reforçar as missões de combate aos focos de calor. “Estamos criando novos mecanismos para intensificar as ações e melhorar as condições de combate e minimizar os impactos, muitos deles irreversíveis”, disse.