Menu
segunda, 20 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Cidades

Bonito fica de fora da lista dos melhores destinos para 2019; confira vencedor

Que destinos serão os mais cobiçados? Quais os mais favoráveis para o turista brasileiro?

15 janeiro 2019 - 10h15Por Lugares. Eco

Em sua sexta edição, o jornal O Estado de S. Paulo realizou a eleição dos melhores destinos para 2019, escolhidos por 32 jurados - entre blogueiros, colunistas do caderno Viagem, influenciadores, artistas, empresários do turismo e outros viajantes.

Vencedor pela 15ª vez como Melhor Destino de Ecoturismo, no prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, criado pela revista Viagem e Turismo (Editora Abril), o município de Bonito, em Mato Grosso do Sul, não figurou entre os 21 destinos mais votados.

Que destinos serão os mais cobiçados? Quais os mais favoráveis para o turista brasileiro? Onde estarão as novidades? O 'Viagem' (caderno de turismo do jornal) consultou 32 especialistas, que elegeram os 10 melhores lugares para visitar em 2019. O Peru foi o grande campeão.

As eleições em 2018 foram disputadas. Os ânimos se acirraram, e houve até quem fosse às redes sociais fazer campanha para seu candidato favorito. Poderia ser um resumo do pleito presidencial, mas trata-se de um assunto bem mais leve: a eleição os Melhores Destinos para 2019, realizada pelo sexto ano consecutivo pelo ‘Viagem’.

Os jurados não apenas votaram em seus favoritos, mas também foram ao Instagram pedir votos para seu destino do coração. Assim, ‘Viagem’ chegou aos 10 eleitos desta edição e ainda destacou aqueles que o leitor ajudou a escolher.

Com um total de 25 votos, o Peru sagrou-se o grande vencedor, isolado na liderança. Foi seguido pela Croácia e pela cidade do Porto, em Portugal, ambos com 22 pontos. Usando o voto dos nossos seguidores do Instagram como critério de desempate, a Croácia levou a melhor. Pela ordem, seguiram se ainda: Lençóis Maranhenses, Japão, Islândia, Sudeste Asiático, a paraense amazônica Alter do Chão, Egito e o Ceará.

Como é o processo

Para chegar à lista final, a equipe do ‘Viagem’ faz uma pesquisa de tendências nacionais e internacionais tendo como base fatores como novidades na aviação e hotelaria, inaugurações, variação cambial, segurança, grandes eventos prévios (caso da Rússia, que acabou ficando de fora da lista final) ou futuros (como a Olimpíada no Japão).

Depois de muitas horas de debates, chegou-se a uma primeira lista de destinos – este ano, com 21 integrantes –, encaminhada para o corpo de júri, que escolheu seus 10 favoritos.

Califórnia, Jalapão (TO), Tanzânia, Malta, Rússia, Cancún, Havaí, Capitólio (MG), Frankfurt, Bruxelas e Guararema (SP) ficaram entre 11º e 21º - e foram considerados como opções extras para uma viagem em 2019.

Leia Também

MS está em alerta para riscos florestais e danos à saúde em razão do tempo seco
Cidades
MS está em alerta para riscos florestais e danos à saúde em razão do tempo seco
Pensando no fim de ano, comércio de Campo Grande pode contratar 6 mil temporários
Campo Grande
Pensando no fim de ano, comércio de Campo Grande pode contratar 6 mil temporários
Viciado em drogas ameaça policiais com foice no Marcos Roberto
Polícia
Viciado em drogas ameaça policiais com foice no Marcos Roberto
'Véio da Havan' cogita ser senador em 2022: 'Bolsonaro me pediu'
Geral
'Véio da Havan' cogita ser senador em 2022: 'Bolsonaro me pediu'