Menu
domingo, 27 de setembro de 2020
Cidades

Brumadinho: jovem soterrada por lama reencontra bombeiros

Imagem da adolescente Talita Oliveira sendo resgatada logo após o rompimento da barragem em janeiro deste ano rodou o mundo

31 maio 2019 - 07h30Por Da redação/Portal R7

A imagem rodou o mundo no dia 25 de janeiro deste ano. Com um helicóptero se equilibrando a poucos centímetros do chão, dois bombeiros tentavam retirar uma mulher, praticamente soterrada, da lama, com a ajuda de outros dois voluntários. Quatro meses depois, Talita Oliveira se reencontrou com os militares que a salvaram.

O encontro aconteceu em um quarto de hospital, onde Talita está internada até hoje. Ela conta que estava com a irmã e a sobrinha na casa onde moravam, próximo à Pousada Nova Estância, que foi levada pela lama de rejeitos.

— Foi uma onda que prensou a gente. É como se eu estivesse em um liquidificador. Eu estava com os olhos fechados, mas lembro de estar tudo rodando e batendo, mas não sabia o que era. Eu segurei em um tronco de uma árvore. Do meu lado, eu vi uns cabos de energia partidos e perto da área da pousada, uma correnteza muito forte. Eu estava cansada e só pedia que Deus não me mandasse para nenhum desses dois lugares.

Desde aquele dia, Talita continua internada no hospital. Ela já passou por quatro cirurgias e ainda não consegue andar. E em dois anos, vai precisar operar de novo para colocar uma prótese no quadril. Seus companheiros tem sido sua irmã, Alessandra e o marido dela José Antônio, que perderam a filha, Laís, na tragédia.

"Eu lembro quando eu cheguei em casa, conversei com a Talita e a Laís, fui para a cozinha e escutei um barulho imenso. Até hoje não consigo esquecer esse barulho. A lama veio por cima do teto da casa, me jogou no chão e eu lembro que ela me comprimia, apertava. De repente veio uma onda e eu consegui ver a luz do sol", conta Alessandra.

Salvamento

O salvamento dramático envolveu também dois voluntários e o helicóptero pilotado pela major Karla Lessa, em uma manobra complexa a centímetros de chão. 

O subtenente Gualberto de Faria foi o responsável por desembarcar da aeronave e retirar Talita da lama. Ela se lembra muito bem dessa hora. 

— Foi um momento de muita angústia. Estávamos correndo contra o tempo, a aeronave estava muito instável e a situação era muito insegura para todo mundo. A gente tinha uma grande dificuldade também por causa do peso do barro, da lama.

Leia Também

Cantor de MS lança projeto Cover com 'modão' e prepara surpresa com clipes autorais
Cultura
Cantor de MS lança projeto Cover com 'modão' e prepara surpresa com clipes autorais
Marquinhos cria plano com 55 metas e foco na economia para reeleição
Política
Marquinhos cria plano com 55 metas e foco na economia para reeleição
Irmãos são presos após xingarem PMs em festa clandestina em Bodoquena
Interior
Irmãos são presos após xingarem PMs em festa clandestina em Bodoquena
Homem agride ex-mulher e filhos com socos
Geral
Homem agride ex-mulher e filhos com socos