(67) 99826-0686

Calor pode bater recorde histórico dos últimos 9 anos nesta terça-feira

As temperaturas deste inverno já ultrapassam os 40°C em Mato Grosso do Sul

10 SET 2019
Portal MS
16h45min
Foto: Saul Schramm

As temperaturas deste “inverno” – a primavera só chega as 4h50 do dia 23 de setembro – já ultrapassam os 40°C em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, a situação tem sido recorrente. “Nos últimos 10 anos, tem sido uma situação normal as temperaturas atingirem a casa dos 40°C antes da troca de estação aqui no Estado”, ressaltou.

A média histórica de calor registrada em setembro pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de 1981 a 2010, é de temperaturas entre 18°C e 33°C. Já a maior temperatura dos últimos 9 anos, considerando que o mês está apenas começando, é de 42°C registrados em Coxim no ano de 2010, e a segunda maior em Sonora, com 41,6°C no ano passado. Para 2019, a maior registrada foi em Porto Murtinho que atingiu os 41,3°C em janeiro. 

A previsão para esta terça-feira (10.9) é de tempo firme e temperaturas de até 42°C. Em grande parte do Estado, a meteorologia indica céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. Já nas regiões extremo sul e sudoeste há previsão de aumento de nebulosidade no final da tarde e decorrer da noite. A mínima prevista é de 19°C.

Será mais um dia com umidade relativa do ar elevada durante a manhã, com índices em torno de 65%, e queda significativa durante a tarde, com valores na casa dos 25%, considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Campo Grande

A Capital registrou no último domingo, a segunda maior temperatura do ano, com 37,8°C. A primeira maior foi no dia 23 de janeiro que chegou aos 37,9°C, conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).   

Para esta terça-feira, o tempo deve permanecer claro com névoa seca e baixa umidade relativa do ar. O dia começa com 24°C e pode chegar aos 38°C nas horas mais quentes do dia. Os índices de umidade do ar podem chegar a 15%, considerado estado de alerta pela OMS, que recomenda tomar bastante liquido, evitar sol entre as 10h e 16h, fazer refeições leves, e usar umidificador de ambientes.  

Confira como ficará o tempo em alguns municípios do Estado no mapa.


Veja também