Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Cidades

Cineasta faz filme com discurso de ódio contra indígenas e é condenado por racismo em MS

Obra feita com recursos públicos já havia sido condenada por danos morais coletivos

26 novembro 2021 - 15h36Por Thiago de Souza

Cineasta foi condenado por racismo, em filme com discurso de ódio contra indígenas, em Mato Grosso do Sul. 

A obra, segundo a divulgação do Ministério Público Federal, foi produzida com recursos públicos em 2014 e já havia sido alvo de condenação de multa por dano moral coletivo. O valor da indenização foi de R$ 100 mil. 

Reynaldo Paes de Barros foi condenado a dois anos de prisão e multa por racismo. Segundo a Justiça Federal em MS, ele induziu e incitou a população à discriminação contra os nativos, no filme ‘’Matem... Os Outros!’’. 

No filme, segue a divulgação, é reproduzida a conversa de produtores rurais, expondo seus sentimentos em relação aos índios, veiculando ideias preconceituosas e de ódio étnico. Os termos usados contra os indígenas no filme seriam pejorativos e depreciativos, classificou o MPF. 

Filme 

A obra, diz a denúncia, retrata basicamente um diálogo travado entre quatro personagens principais, um casal que dá carona a dois fazendeiros rumo ao município de Sidrolândia (MS).

Ainda de acordo com o MPF, nos minutos finais, um dos personagens do filme sugere que um ‘’banho de sangue’’ seja a solução para os conflitos territoriais entre índios e produtores rurais. 

Magistrado da 2ª Vara Federal de Dourados destacou, na sentença, que “o que faz do filme um meio de incitação à discriminação é seu conteúdo, e não o tema abordado”. 

No entanto, o Ministério Público Federal recorreu da sentença, crendo que o crime é grave e o condenado deveria ter pena maior.