A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

30/05/2019 10:21

A+ A-

Com cortes da Educação, professores e estudantes temem até pelo fechamento da UFMS

Segundo um dos docentes, instituição deve funcionar normalmente só até setembro

O temor de que a instituição funcione normalmente só até setembro e que falte dinheiro até para a compra de itens básicos como papel higiênico marcou a roda de discussão na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) sobre os cortes anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Este é o primeiro ato da série de protestos a favor da educação que devem ocorrer em todo o país nesta quinta-feira (30).  Outra manifestação será realizada a partir de 15h na Praça Ary Coelho, no centro da cidade.

Por volta das 9h, professores e estudantes se encontraram no corredor central da instituição, onde conversaram as consequências destes cortes na verba da educação. O presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Marco Aurélio Stefanes, comentou que as universidades do estado estão entre as mais afetadas pela redução de custos.  

Segundo ele, somados os cortes da UFMS e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)  chegam a R$ 110 milhões.”É um valor muito significativo”. O professor comentou ainda sobre a importância das pesquisas realizadas dentro da instituição, especialmente na área da saúde como o vírus da zika e a  febre chikungunya e lamentou o anúncio dos cortes quando estudantes de outros estados e dependentes das bolsas de estudo já estavam aqui. “É uma asfixia das atividades”, disse.

A previsão de Stefanes, com estes cortes anunciados pelo ministro, é de que a instituição funcione normalmente durante apenas mais quatro meses.

E, de acordo com a estudante Camila Jara, não apenas as pesquisas são afetadas, mas todo o funcionamento da instituição. “Trabalhadores terceirizados podem ser demitidos, os outros vão acumular funções. Vai faltar dinheiro até para comprar papel higiênico”, disse. Conforme ela, a adesão tanto dos acadêmicos quanto da comunidade aos protestos têm sido boa.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024