tjms 18/01 a21/01/2021
Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
dengue
Cidades

Com hospitais lotados, SES alerta para aglomerações na Black Friday

Proximidade das festas de fim de ano aumenta fluxo de consumidores no comércio

28 novembro 2020 - 08h41Por Thiago de Souza

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu alerta, neste sábado (28), sobre o aumento de casos de covid-19, na última semana em Mato Grosso do Sul. Por isso, pede que a população redobre os cuidados, principalmente no período de compras como a Black Friday, que costuma gerar aglomerações. 

Ainda segundo a secretaria, a liberação do 13º salário do funcionalismo público e a proximidade das festas de final de ano fazem com que o fluxo de pessoas no comércio aumente. 

No entanto, o mais recomendado é usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. O alerta ainda dá conta de hospitais superlotados em Campo Grande por pacientes da covid-19. 

‘’...a semana epidemiológica 47 que começou no 15 de novembro, apresentou um aumento expressivo do número de casos em Campo Grande, aumento que continuou ao longo desta semana à 48. Houve também um aumento expressivo nos casos de isolamento domiciliar, ou seja, pessoas suspeitas e/ou confirmadas que precisam estar isoladas de outras pessoas, bem como, o dobro do número de internações no Estado de Mato Grosso do Sul’’, diz trecho do alerta. 

Perfil dos casos: Na Capital, a faixa etária mais acometida é de adultos jovens de 20 a 39 anos que possui uma dinâmica social mais ativa, frequentam mais espaços coletivos, consequentemente essas pessoas podem se contaminar e levar o vírus para suas famílias, em especial aos idosos, comprovadamente mais vulneráveis à forma grave da COVID-19.