ALMS CONTAR 25/06 A 27/06
(67) 99826-0686

Reitor eleito da UFMS, Turine tomará posse na presença do Ministro da Educação

Turine foi eleito com 3.476 votos

1 NOV 2016
Kerolyn Araújo
15h57min
Foto: André de Abreu

Reitor eleito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) pelos próximos quatro anos, o professor Marcelo Augusto Santo Turine tomará posse em Brasília na próxima sexta-feira (04), na presença do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Eleito com 3.476 votos, 47 a mais do que o concorrente, Turine defende uma gestão baseada em muito diálogo pelos próximos quatro anos. "Queremos fazer uma administração pautada em diálogo, transparência e humildade, tornando a Universidade mais moderna", ressaltou.

Outro objetivo da nova administração é fortalecer o papel da Universidade como agente do desenvolvimento socioeconômico da região sul-mato-grossense. Para Turine e para a vice-reitora eleita, professora Camila Ítavo, é necessário que a UFMS esteja integrada com o mercado, buscando parcerias para gerar novos conhecimentos científicos, tecnologia e inovação, tornando a Universidade referência de ensino, pesquisa e extensão do Centro-Oeste.

Eleito pela comunidade científica da UFMS, Turine conquistou a maioria dos votos da comunidade acadêmica, vencendo na proporcionalidade, na paridade e na universalidade.  Seu principal desafio agora será gerir uma universidade com mais 20 mil alunos distribuídos em nove campi na Capital e no interior do Estado.

Entre os projetos para a UFMS, o reitor eleito destaca que vai implantar a Agência de Desenvolvimento e Relações Internacionais, que auxiliará a universidade na captação de recursos e no gerenciamento de projetos externos. De acordo com ele, será o portfólio institucional de competências da instituição, servindo de vitrine tecnológica para auxiliar na captação de parcerias com o setor produtivo e governos municipal e estadual.

Veja também