A+ A-

terça, 07 de maio de 2024

Busca

terça, 07 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

26/06/2018 18:01

A+ A-

Com programação multimídia, Feira Literária de Bonito homenageia Drummond em julho

Festa começa dia 4 de julho e vai ate dia 7

A Praça da Liberdade, em Bonito, receberá, nos dias 4 a 7 de julho, a Feira Literária de Bonito (FLIBonito). O evento tem programação com filmes, músicas e teatro e tem o objetivo de apresentar os grandes nomes da literatura nacional aos visitantes, como Carlos Drummond de Andrade. 

Outro homenageado será o cronista Ulisses Serra. Editoras e livrarias ocupam o Pavilhão das Letras deixando milhares de livros à disposição de leitores em potencial, assim como a Árvore do saber, onde livros estão pendurados para incitar a leitura.

Conforme a organização do evento, para que os visitantes possam conhecer mais profundamente os autores homenageados, o cronista e jornalista Humberto Werneck vai falar sobre Carlos Drummond de Andrade e, sobre Ulisses Serra, o professor da UEMS, Daniel Abrão, estudioso da literatura local.

Atrações 

Abaixo estão as atrações do festival neste ano, apresentado pela assessoria e organização da FLIBonito. 
Neste vasto mundo da literatura, as coincidências podem se transformar em fonte para o texto literário. Sobre elas, o escritor João Anzanello Carrascoza, laureado com os mais importantes prêmios literários do Brasil, como o Jabuti e APCA, conversa diretamente com o público, envolvendo suas narrativas com outras histórias, com os acasos de cada um.

Diana Junkes vai falar sobre seu processo criativo e o envolvimento do poeta com as suas circunstâncias.
Também as circunstâncias fizeram de CUTI, ou Luiz Silva, uma das vozes mais contundentes da literatura negra no Brasil.

Uma conversa com o escritor vai mostrar seu percurso de formação, suas lutas e o poder do texto literário neste contexto.
Sobre a relação poesia e oralidade, Ademir Assunção que é poeta, escritor, jornalista e letrista de música brasileira, vai encantar os frequentadores da Flib com uma conversa permeada de música. Ademir Assunção recebeu o prêmio Jabuti, em 2013.

O escritor, jornalista e cronista Ignácio de Loyola Brandão vai abordar um tema crucial de nossos dias: O professor na formação do cronista. O professor leitor e o leitor professor.
Elisa Lucinda fala sobre o poder da palavra em uma palestra show. Para arrebatar uma multidão de leitores.

Nas sessões Dedo de Prosa, que acontecem todos os dias no final da tarde, apresentam-se autores sul-mato-grossenses. Neste ano teremos a presença de Américo Calheiros, Samuel Medeiros, Tania Souza, Emmanuel Marinho, Benedito C.G. Lima, Luciano Serafim, Marcia de Medeiros, Diana Pilatti e Wanick Correa.

Os leitores jovens, mas não só eles, terão à disposição várias oficinas. Das vozes do Hip hop, Fernando Sem Kapuz e Jean Pereira trazem à Feira o projeto UNI VERSOS, oficina de rimas tendo como referência o poeta Drummond.
Pedro Gabriel, conhecido por seu blog ‘Eu me chamo Antonio’, vai ministrar a oficina Poemas De Papel, multiplicando sua prática de fazer poesia em guardanapos. 

Bi Miura trabalha com uma das mais conhecidas referências drummondianas na oficina É Agora, José? Modificando a pontuação do verso, propõe que cada participante da Oficina crie o seu próprio personagem e questionamentos.

O curta metragem será a linguagem da oficina Cine Drummond, oferecida por Cid Nogueira e Leandro Benites, envolvendo enredos das crônicas do poeta homenageado em vídeos elaborados a partir de novas plataformas para equipamentos leves e de fácil manuseio.

Um varal de poesia que lê poesia. Karina Vicelli vai conduzir a oficina Sentimentos do Mundo abrindo a possibilidade de releituras de poemas drummondianos. A seu encargo fica também a oficina específica para Contadores de Histórias.
Livro, Objeto Livre! É a oficina de livros artesanais de Luciano Serafim, poeta e editor, como proposta para os professores darem uma forma coletiva aos textos produzidos em sala de aula.

Ler e contar histórias será o tema da conversa com Wanick Correa e Karina Vicelli. Já a formação do leitor será discutida com Flávio Rocha (IFMS), Melly Sena (FCMS/PROLER-MS) e Célia Delácio Fernandes (UFGD/PROLER-Dourados). 

E a Economia do livro será tema da palestra de Gregório Machado (DLLLB/MINC). As palestras e mesas de discussões se encerram com a participação de alunos do Curso de Jornalismo da UFMS, coordenados pelo Prof. Edson Silva, discutindo a relação Jornalismo, Pesquisa e narrativas.

O cinema está presente na Flib com a exibição de filmes e documentários sobre Carlos Drummond de Andrade. Antonio Pitanga e Camila Pitanga participam da Feira com o documentário dirigido pela filha sobre o pai.

O Teatro de Mamulengos, de Chico Simões vai ocupar as manhãs e as tardes da criançada no palco da Praça.
Na Música, teremos o Coral da Melhor Idade de Bonito; Violeiros do projeto Musicalizar Bonito; a Banda Municipal de Bonito; Pernas de Pau do Projeto Arte pra todos do Instituto Internacional Visão de Vida; Dueto JK; Chicão Castro; Slam Camélias; André Stabile e Otávio Neto; Gog; Marina Peralta; Ana Cañas; e Chico César.

Toda a Programação terá como Mestre de Cerimônia, o poeta-repentista Ruberval Cunha, rimando e contando os passos  da Feira.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias