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Cidades

Com recursos do Fundersul, pacote de obras garantirá integração definitiva do Pantanal

O conjunto de obras anunciado inclui a ligação definitiva do Pantanal pela MS-228

09 março 2020 - 10h35Por Redação

O governador Reinaldo Azambuja lançou o pacote de obras com recursos próprios do Fundersul de R$ 4,2 bilhões, que levará infraestrutura viária ao Pantanal.

Mais de 350 km de estradas serão implantados e cascalhados até 2022, integrado os pantanais da Nhecolândia, Paiaguás e Nabileque e beneficiando oito municípios.

Além de garantir acesso o ano todo a regiões isoladas, como o Paiaguás (ao Norte de Corumbá e Coxim), o governador autorizou uma obra considerada emblemática: a implantação do acesso rodoviário ao distrito de Porto Esperança (Pantanal do Nabileque, em Corumbá), com a abertura de uma estrada de 10 km, a partir da BR-262. Na mesma região, será construída a ligação viária com o Forte Coimbra, pela MS-243/BR-262).

O conjunto de obras anunciado pelo governador inclui a ligação definitiva do Pantanal pela MS-228, estrada que corta os municípios de Corumbá, Aquidauana e Rio Negro. Os últimos 150 km serão licitados em três etapas, uma das quais já em fase de contratação pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). No fim do ano passado, o Estado entregou  40 km cascalhados da entrada, a partir da Curva do Leque (trevo com a MS-184).

Ligação com Mato Grosso

A MS-228 é um dos principais trechos do tronco rodoviário do Pantanal, projetada na década de 1970, com acesso ao centro da Nhecolândia. Mais de R$ 40 milhões já foram investidos na região, com a implantação e cascalhamento de 18,8 km da MS-228, entre a Vazante do Castelo e a Fazenda Imaculada (entroncamento com a MS-427), entre Aquidauana e Corumbá, e 34 km da MS-423, da Serra da Alegria (Rio Verde) a Fazenda Morrinho (Corumbá).

Em outro extremo, a Agesul prepara licitação do primeiro trecho de 50 km, de um total de 150 km a ser implantado, da MS-214, que ligará a isolada região do Paiaguás com a MS-228 e com Porto Jofre (Poconé), em Mato Grosso. O vizinho estado já executa o trecho da MT-060 (Estrada Transpantaneira), entre os rios Cuiabá e Piquiri, na divisa com Mato Grosso do Sul. Neste mês, a Agesul conclui o cascalhamento de um trecho de 22 km da MS-214, em Coxim.

O acesso rodoviário de Porto Esperança com a BR-262 é um sonho antigo da comunidade, que surgiu com a antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), em 1912. Projeto já licitado pela Agesul, a obra vai transformar a localidade em polo turístico.