Solurbe - corrida do meio ambiente 18/04 a 08/05
(67) 99826-0686
ENTREGAS

Alerta para o diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa colore Campo Grande

Em grande parte dos casos, o câncer de mama, quando detectado em fases iniciais, tem mais chances de tratamento e cura

5 OUT 2016
Anna Gomes
19h00min
Foto: Geovanni Gomes/Arquivo

Começou desde o primeiro dia deste mês a campanha de prevenção ao câncer de mama. Intitulada “Outubro Rosa” em todo o Brasil. O objetivo é estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população. Em Campo Grande, ações visam alertar a população na prevenção da doença, uma das maiores causas de morte no País.

A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de fazer um alerta sobre a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.

As ações de conscientização visam divulgar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Sintomas

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Campo Grande

Na Capital, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Hospital de Câncer Alfredo Abrão traz uma novidade para o 'calendário Rosa 2016'. Uma iniciativa de conseguir fundos para a instituição e homenagear as pacientes em tratamento contra o câncer.

Durante todo o mês de outubro a equipe do Hospital permanecerá no espaço de eventos shopping Pátio Central vendendo diversos produtos personalizados e exclusivos do outubro rosa. Também farão orientação e distribuição de material explicativo com informações para a prevenção ainda nos primeiros sinais da doença

Em homenagem às pacientes em tratamento o shopping apresentará a exposição fotográfica “Beleza Rosa” um trabalho composto por imagens que mostram a alegria dessas mulheres guerreiras, reproduzida pelas lentes da fotógrafa Adeise Marcondes.

A Rede Feminina é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Carmen Prudente de MS, com sua sede junto ao Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão; formada por uma equipe de 55 voluntárias que trabalham em prol da prevenção e do tratamento físico e emocional de pacientes com câncer.

 

Veja também