O Tribunal Regional Eleitoral deve pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a atuação de forças federais de segurança nas próximas eleições. O pedido vale para Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã, regiões do estado onde há conflitos por terras entre índios e produtores rurais.
A requisição de força federal foi aprovada pelo TRE na sessão de segunda-feira. O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 7 de outubro.
A mais recente ocorrência de violência entre os nativos e agropecuaristas ocorreu em Caarapó nesse final de semana. Já Ponta Porã, fronteira com o Paraguai poderá ter segurança por conta dos casos de violência envolvendo o tráfico de drogas.
A Força Federal é formada por militares das Forças Armadas. Nas eleições, o objetivo é garantir o livre exercício do voto, normalidade da votação e da apuração dos resultados nas localidades em que a segurança pública necessita do reforço, diz o TRE.
Os militares podem ser requisitados também para auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados. A partir das eleições deste ano, todos os pedidos de requisição da Força Federal que chegarem ao Tribunal Superior Eleitoral serão decididos pelo presidente da Corte.