TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

11/09/2018 17:44

A+ A-

Conscientização sobre Alzheimer é tema de ações durante o mês de setembro

Em quatro datas, ABRAz-MS promove eventos em diferentes pontos da Capital

Entre campanhas de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), de combate ao câncer infanto-juvenil (Setembro Dourado) e de estímulo à doação de órgãos (Setembro Verde), um outro assunto - e uma nova cor - ganham destaque este mês: setembro também é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Com a cor roxa como símbolo, o tema “Alzheimer: eu não esqueço” e a data oficial do dia 21 de setembro, o assunto irá movimentar eventos e ações em quatro datas e locais de Campo Grande. A participação é gratuita. 

A programação, realizada localmente pela Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Mato Grosso do Sul (ABRAz-MS), faz parte de um Plano Global de Demência, adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017 com metas a serem alcançadas até 2025, para o progresso em sete áreas: conscientização da demência, redução de risco, diagnóstico, cuidados, tratamento, suporte para parceiros de cuidados e pesquisas. 

Programação

- 11/09 das 19h às 21h: Vivência de Axiodrama no Grupo de Apoio Social/Emocional, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada na Av. Mato Grosso 3280, sala 4 Bairro Santa Fé.  

- 15/09 das 8h às 12h: panfletagem na Praça Ary Coelho com a finalidade de levar informações sobre o Alzheimer e sobre a ABRAz/MS. 

- 21/09 das 19h às 21: mesa com profissionais de diversas áreas (psiquiatra, geriatra, advogado e representante da ABRAz) para responder as dúvidas do público em geral, na ABO – Associação Brasileira de Odontologia, localizada a Rua da Liberdade, 836. 

- 23/09 das 10h às 18h: divulgação sobre o Alzheimer e o trabalho da ABRAz no Shopping Norte Sul Plaza, Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 - Jardim Jóquei Club. 

Sobre a doença

Considerada a forma mais comum entre os mais de 19 tipos de demência que existem, responsável por até 70% dos casos, o Alzheimer é descrito clinicamente como uma demência degenerativa primária. Devido ao acúmulo anormal de uma proteína existente no cérebro, o Alzheimer provoca a formação de placas senis que prejudicam a atividade dos neurônios e ocasionam a morte dessas células. O principal sintoma é a perda progressiva das funções mentais, é uma doença degenerativa e progressiva e não tem cura. 

Estima-se que no mundo inteiro 50 milhões de pessoas sofram com a doença e, a cada ano, 10 milhões de novos casos sejam registrados, chegando a 152 milhões de casos em 2050, se estratégias efetivas de redução de risco não forem implementadas. No Brasil, a estimativa é de que a doença atinja hoje 1,2 milhão de pessoas com mais de 65 anos e que o número de casos mais que dobre até 2030, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). 

Serviço 

Além da programação especial para o mês de setembro, a ABRAz-MS promove mensalmente reuniões de apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. As reuniões acontecem toda segunda terça-feira do mês, às 19h, no salão da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, gratuitamente. 

Para mais informações, acesse as redes sociais ou ligue: (67) 3029-2218.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias