A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

21/07/2019 07:00

A+ A-

Destaque nacional: Casa da Mulher Brasileira agrada campo-grandenses, mas pena que é longe

"Lá é muito longe, de repente se fosse aqui na região central, ficaria mais fácil para as vítimas”, pontuou moradora

Referência nacional, a Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande, já atendeu mais de 57 mil mulheres em quatro anos. Questionados, os campo-grandenses avaliam o local como um bom exemplo de serviço prestado à sociedade e avaliam como uma alternativa de recomeço para mulheres vítimas de violência doméstica.

Para a doméstica Eliene da Silva Laura, de 41 anos, o fato de funcionar 24horas, sem fechar até mesmo nos feriados, contribui para a mulher se sentir acolhida.

(Foto: Wesley Ortiz)

“É muito bom o atendimento, muitas vezes a mulher não tem para onde ir com o filho, é uma forma de recomeçar, de poder ter um acompanhamento com psicólogo, poder até mesmo pensar em uma profissão”, destaca.

A manicure Laura Lopes, de 38 anos, conta que uma conhecida precisou do atendimento em 2015, ano da inauguração, e que, na época, o atendimento já era bom.

“Ela foi bem atendida, acho que esse tipo de serviço é muito válido, pois muitas vezes as pessoas não possuem família, ajuda a criar coragem e denunciar”, pondera.

Pablo Carpenedo, de 19 anos, é estudante e, na visão dele, agora as mulheres estão tendo mais coragem de denunciar e falando mais sobre violência doméstica.

No entanto, tem uma questão que incomoda os campo-grandenses: a distância da Casa da Mulher, que fica localizada no Jardim Imá.

“O serviço é bom, só que lá é muito longe, de repente se fosse aqui na região central ficaria mais fácil para as vítimas”, analisa a doméstica Lucilei Cardoso, de 36 anos.

“Eu nunca precisei ir lá, sei que o serviço é bom, ainda mais que não fecha e, muitas vezes, a violência doméstica acontece justamente no final de semana e feriados, devido ao consumo excessivo de álcool”, finaliza.

Dados

Desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, 31.739 boletins de ocorrência foram registrados na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). A 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar com a Mulher concedeu 14.541 medidas protetivas.  Já na 72ª promotoria do MPE e na Defensoria, foram 47.284 e 15.497 atendimentos, respectivamente.

Endereço

A Casa da Mulher Brasileira fica na rua Brasília, no Jardim Imá, e funciona 24h por dia. Os telefones de contato são: (67) 2020-1300 ou 180.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024