Menu
sábado, 26 de setembro de 2020
Cidades

Detentos do semiaberto de Dourados iniciam plantio de abacaxi para o Banco de Alimentos do Município

A área externa do estabelecimento foi definida para o plantio, após avaliação da equipe técnica da Secretaria de que o local é apropriado para o cultivo

02 fevereiro 2019 - 09h00Por PortaldoMS

A horta orgânica do Estabelecimento Penal Masculino de Regimes Semiaberto e Aberto de Dourados contará com mais uma espécie de cultivo.  A unidade recebeu a doação 1500 mudas de abacaxi pérola e os internos envolvidos no projeto já deram início ao plantio. A iniciativa integra parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar.

A área externa do estabelecimento foi definida para o plantio, após avaliação da equipe técnica da Secretaria de que o local é apropriado para o cultivo e, também, como forma de aproveitar o espaço. As mudas de abacaxi foram doadas por um produtor da agricultura familiar, Oscarino José da Cruz.

Para o diretor do Semiaberto, José Nicácio do Nascimento,  as mudas serão um incremento na produção no local, que recentemente inovou também com o plantio de melancia e abóbora. São 7 mil m² de horta no local, além de 2,5 hectares destinados para o plantio de tubérculos. Na opinião do dirigente, o projeto tem contribuído para o combate à ociosidade, a melhor disciplina e impacto na ressocialização dos indivíduos.

Segundo a secretária de Agricultura Familiar, Kallen Christiany Miranda Ferreira,  a iniciativa vem para fomentar a produção na horta. Ela ressalta que a pasta acompanha o projeto desde 2015 e para garantir o seu bom andamento, a equipe técnica acompanha ações desde a análise do solo, preparo, intervenções necessárias e posteriormente o plantio, manutenção e, por fim, a colheita. “A produção é destinada para o consumo dos internos e para instituições públicas que se encaixem no perfil para recebê-la”, enfatiza a secretária.

“O abacaxi será uma novidade de plantio no local e as mudas chegaram em momento apropriado para o plantio. Diante disso e do cuidado adequado, a expectativa é de uma produção farta posteriormente”, comenta Kallen Ferreira.

Conforme o engenheiro agrônomo Rodrigo Alves Cordeiro, no período de um ano é estimado ocorrer à colheita dos abacaxis no local. Ele diz ainda que esta uma produção que geralmente conta com baixa perda.

Leia Também

Irmãos gêmeos são executados em quitinete na Mata do Jacinto
Polícia
Irmãos gêmeos são executados em quitinete na Mata do Jacinto
Carlos Eduardo foi terceira vítima da curva da morte na Salgado Filho
Cidade Morena
Carlos Eduardo foi terceira vítima da curva da morte na Salgado Filho
NA LATA: candidato guarda 1 milhão em dinheiro
Na Lata
NA LATA: candidato guarda 1 milhão em dinheiro
Na reta final, toque de recolher segue flagrando desleixo em Campo Grande
Cidade Morena
Na reta final, toque de recolher segue flagrando desleixo em Campo Grande