A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

11/05/2021 10:44

A+ A-

Em MS, Bombeiros treinam peões de fazenda para prevenção a incêndios

Plano do governo se antecipa ao período da seca no Pantanal

Para evitar grandes prejuízos e queimadas desenfreadas como em 2020,  a Semagro lançou um plano de ações planejadas que, pela primeira vez, integra todos os setores envolvidos – bombeiros, produtores rurais, comunidades ribeirinhas, Ministério Público e ONGs.

Antecipando-se ao período climático crítico com o prolongamento da seca no Pantanal, o Governo do Estado também já decretou emergência ambiental por 180 dias e criou um plano de manejo integrado do fogo. 

Jaime Verruck, titular da Semagro, acredita que essa integração é o que possibilitará a execução de um trabalho mais efetivo na prevenção.

Entre as primeiras ações deste plano, está o cadastramento e treinamento das comunidades e também dos peões de fazendas, que recebem noções básicas para evitar o fogo com limpeza das áreas e proteção de suas casas. A formação dos brigadistas já está em curso em Corumbá, onde equipes do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em revezamento, estão percorrendo as propriedades rurais.

Segundo o Portal do MS, além da formação das novas brigadas de incêndios, está sendo realizado o levantamento da logística para garantir acessos por terra a regiões isoladas e monitoramento constante das áreas críticas.

Verruck ressalta que a iniciativa inovadora de criar um plano de manejo ao fogo também já começou a surtir efeitos.

Nesta semana, a Semagro lança a campanha “Pantanal Sem Cinzas”, um alerta à sociedade de mais um ano crítico e a importância de se evitar novo desastre ambiental e econômico.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias