Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Enquete: Leitores defendem porte de arma para cidadãos 'comuns'

75,49% dos participantes acreditam que o uso de armas deveria ser permitido para defesa pessoal

05 fevereiro 2018 - 09h21Por Dany Nascimento

O TopMídiaNews lançou enquete para saber a opinião dos leitores sobre o porte de arma para cidadãos ‘comuns’ no Brasil e a maioria dos participantes acredita que seria uma boa decisão permitir o uso de armas. Cerca de 75,49% dos leitores escolheram a opção sim e defendem que a população deveria poder escolher entre andar armado ou não.

“Sou a favor sim! Se o bandido tem acesso a armas e nossa polícia não tem condições de estrutura para nos defender, sou a favor que o cidadão de bem tenha porte para se defender e proteger sua família”, escreveu Graciela Vilanova nas redes sociais do TopMídiaNews.

O leitor David Matos destaca que, nos países onde o porte de arma não é restrito, a criminalidade é menor que no Brasil. “Totalmente a favor. Tanto é que nos países onde o porte de arma não é restrito, o índice de criminalidade é bem menor que o do Brasil. Acho que para ser mais eficaz, deve-se reformar também as nossas leis penais”.

“Essa conversa de dizer que brasileiro não tem educação, não tem discernimento, não tem cultura, que somos um povo de terceiro mundo e por isso não podemos ter o direito de nos defender, de defender nossos familiares e nosso patrimônio é ridículo, é um insulto a todos os cidadãos, chega a parecer conversa de quem apoia a criminalidade ou simplesmente se conforma a viver como ovelhas na fila do abatedouro. Porte de armas para os cidadãos de bem com o devido treinamento”, escreveu Amarildo Celestino.

O leitor Mauricio Sousa se posiciona favorável e relembra que já foi alvo de bandidos. “Totalmente a favor! Ano passado tive uma experiência terrível, estava no meu carro, no bairro São Bento, parado. Chegou dois carros, pararam e anunciaram o assalto. Foram cinco minutos de pura violência, nem ligaram para as crianças, chegaram a colocar uma faca no pescoço da minha filha de um aninho, foi terrível, num momento deram bobeira; se tivesse uma arma eu tinha matado os desgraçados. O mais triste nisso tudo, depois de uns dias prenderam eles, sabe o que aconteceu? Soltaram as desgraças, já vi eles ali no bairro de novo. Se tivesse uma arma eu mataria eles. Dane-se a justiça , pois não foi um filho de juiz que ficou com uma faca no pescoço [sic]”.

Já 24,51 dos participantes preferem que o uso de arma continue restrito no país.  Para Adriana Adri, a permissão aumentaria o número de mortos. “Aqui no Brasil não pode, sabe por que? já está parecendo filmes de faroeste imagina se liberar, vamos morrer sem razão até por que tem negrinho que já se acha com poder com uma arma na cintura pensa como isso vai ser [sic]”.  

O perfil Fatima X Paulo se posiciona contra a permissão para o uso de armas e alega que nem os policiais estão preparados para manusear uma arma. “Contra. Nem os policiais estão preparados para enfrentar bandidos, um cidadão comum vai estar na pura ilusão. Bandidos andam bem armados”.

A enquete ficou disponível durante uma semana. Para participar, procure a nova discussão no canto inferior direito da homepage do site.