Maracaju I Agosto 2022
TOP MIDIA INSTITUCIONAL
Menu
segunda, 15 de agosto de 2022 Campo Grande/MS
Agosto Lilás II Governo Agosto 2022
Cidades

'Gatos na luz' trazem prejuízos para todos, aponta Energisa (vídeo)

Perda na arrecadação anual em relação aos impostos ultrapassam os R$ 30 milhões

04 agosto 2022 - 15h30Por Antonio Bispo

A concessionária de energia Energisa, que atua em 74 municípios de Mato Grosso do Sul, faz um alerta para os consumidores que insistem em fraudar ou furtar energia, os famosos 'gatos de luz', podendo gerar sanções na esfera criminal.

De acordo com o gerente comercial Elier Fioravante, mais de um milhão de clientes são atendidos pela empresa.

Entretanto, o número de fraudes descobertas está aumentando a cada ano. Em 2021, a Energisa perdeu cerca de 12% da energia gerada para atender o Estado.

Além disso, cerca de 69 mil residências foram inspecionadas com suspeita de irregularidades nas unidades de energia, e 25 mil foram regularizadas.

Porém, se descoberto, o titular da conta pode ser penalizado com multa, além de ser indiciado por crime de furto ou estelionato.

"As pessoas que cometem (os furtos de energias) estão correndo risco de segurança da sua própria vida ou da sua família, porque está usando uma energia que não passa pelo sistema de segurança da distribuidora", destacou.

Além disso, afirmou que a empresa está investindo constantemente em tecnologias que identifiquem as irregularidades cometidas, e sejam dadas as tratativas devidas aos envolvidos.

"A irregularidade de energia provoca um impacto na tarifa do consumidor, inclusive daqueles não cometem as irregularidades. Então a Energisa vem trabalhando constantemente nesse sentido para que a gente consiga minimizar os danos causados a toda população".

Quando crimes como esse acontecem, o Estado deixa de arrecadar por meio do ICMS, que é embutido nos valores das contas e, somente em 2021, MS perdeu R$ 32,7 milhões que poderiam ser utilizados na saúde, educação e segurança da população.

Embora as tecnologias de ponta sejam muito importantes para a identificação dos problemas, denúncias da população também ajudam a concessionária a encontrar os crimes sendo cometidos.

Em Campo Grande, os bairros com mais casos de furtos e fraudes de energia são o Aero Rancho, Nova Lima, São Conrado e Centenário.

Qualquer pessoa que souber de um caso de fraude ou furto de energia, pode acionar a Polícia por meio do número 190, que será encaminhada uma equipe da Polícia Civil composta por técnicos da concessionária e peritos criminais, que investigarão o caso.

A empresa

A Energisa possui 11 distribuidoras espalhadas por todo o país, atendendo cerca de 8,2 milhões de consumidores,  o que totaliza aproximadamente 10% da população.

Onze estados são atendidos pela concessionária e, em Mato Grosso do Sul, 103 subestações estão em pleno funcionamento para atender toda a população que recebe energia por meio da empresa.  

 
Energisa explica prejuízos de 'gatos de luz' em Mato Grosso do Sul

Energisa explica prejuízos de 'gatos de luz' em Mato Grosso do Sul

Posted by CGUrgente on Thursday, August 4, 2022