Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Cidades

Fábio Trad é o único deputado do MS entre os 100 mais influentes do Congresso

Segundo relatório, o parlamentar reúne às três virtudes exigidas pelo prêmio: institucional, decisional e boa reputação

20 julho 2020 - 13h15Por Redação

Publicado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) no dia 17 de julho, a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” de 2020 incluiu Fábio Trad (PSD-MS) como o único deputado sul mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.

Vale destacar que, segundo o Diap, “são ‘cabeças’ os parlamentares mais influentes, operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara Federal”.

O Diap divide os ‘100 cabeças do Congresso’ em quatro aptidões, quais sejam a capacidade de “articulação”, de “debate”, “negociação” e de “formulação”.

Entre os deputados mais influentes deste ano, segundo o Diap, 31 são articuladores, 24 debatedores, 23 negociadores e 22 formuladores.

A exemplo do ano passado, Trad novamente foi destacado por sua capacidade de formulação na Câmara Federal. E formuladores, segundo a publicação, são “os mais produtivos e, via de regra, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização” (...) Ou, em outras palavras, “aqueles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”. Somente no primeiro semestre o deputado apresentou 12 projetos de lei nas áreas de saúde; segurança; política e administração pública; direitos humanos; economia; e trabalho, previdência e assistência social.

Para o diretor do Diap e coordenador do projeto “100 Cabeças do Congresso”, Antônio Augusto de Queiroz, o deputado Fábio Trad reúne as três virtudes exigidas pela publicação, como o quesito institucional, uma vez que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), principal comissão permanente da Casa.

“Além disso, do ponto de vista de reputação, o deputado Fábio Trad é tido como um parlamentar muito respeitado e preparado perante seus colegas, com enorme trânsito em todos os partidos. E, no decisional, se comporta com muita decência, coerência e afinco na defesa de todos os temas que assume”.

Pesaram a seu favor, ainda, o papel de protagonismo desempenhado no comitê especial que aprimorou e aprovou o Pacote Anticrime na Câmara PL 882/19, empenho este que mereceu elogios nominais do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o reconhecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Além disso, Trad comanda no Congresso os trabalhos do colegiado que tem a desafiadora missão de modernizar o atual Código de Processo Penal, em vigor desde 1942, e também é o relator daquela que é considerada a principal bandeira anticorrupção do momento, a Proposta da Emenda Constitucional (PEC 199/19), ou PEC da Segunda Instância.