TCE SETEMBRO
Menu
quinta, 23 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Sebrae
Cidades

Fábio Trad é o único deputado do MS entre os 100 mais influentes do Congresso

Segundo relatório, o parlamentar reúne às três virtudes exigidas pelo prêmio: institucional, decisional e boa reputação

20 julho 2020 - 13h15Por Redação

Publicado pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) no dia 17 de julho, a lista dos “100 Cabeças do Congresso Nacional” de 2020 incluiu Fábio Trad (PSD-MS) como o único deputado sul mato-grossense a destacar-se dos demais pelo exercício de qualidades consideradas fundamentais para o exercício parlamentar.

Vale destacar que, segundo o Diap, “são ‘cabeças’ os parlamentares mais influentes, operadores-chave do Poder Legislativo, cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara Federal”.

O Diap divide os ‘100 cabeças do Congresso’ em quatro aptidões, quais sejam a capacidade de “articulação”, de “debate”, “negociação” e de “formulação”.

Entre os deputados mais influentes deste ano, segundo o Diap, 31 são articuladores, 24 debatedores, 23 negociadores e 22 formuladores.

A exemplo do ano passado, Trad novamente foi destacado por sua capacidade de formulação na Câmara Federal. E formuladores, segundo a publicação, são “os mais produtivos e, via de regra, dotados de saber, qualidade intelectual e especialização” (...) Ou, em outras palavras, “aqueles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera”. Somente no primeiro semestre o deputado apresentou 12 projetos de lei nas áreas de saúde; segurança; política e administração pública; direitos humanos; economia; e trabalho, previdência e assistência social.

Para o diretor do Diap e coordenador do projeto “100 Cabeças do Congresso”, Antônio Augusto de Queiroz, o deputado Fábio Trad reúne as três virtudes exigidas pela publicação, como o quesito institucional, uma vez que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), principal comissão permanente da Casa.

“Além disso, do ponto de vista de reputação, o deputado Fábio Trad é tido como um parlamentar muito respeitado e preparado perante seus colegas, com enorme trânsito em todos os partidos. E, no decisional, se comporta com muita decência, coerência e afinco na defesa de todos os temas que assume”.

Pesaram a seu favor, ainda, o papel de protagonismo desempenhado no comitê especial que aprimorou e aprovou o Pacote Anticrime na Câmara PL 882/19, empenho este que mereceu elogios nominais do então ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o reconhecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Além disso, Trad comanda no Congresso os trabalhos do colegiado que tem a desafiadora missão de modernizar o atual Código de Processo Penal, em vigor desde 1942, e também é o relator daquela que é considerada a principal bandeira anticorrupção do momento, a Proposta da Emenda Constitucional (PEC 199/19), ou PEC da Segunda Instância.

Leia Também

Paciente esperam na chuva ou sol por desorganização na USF Vila Fernanda
Campo Grande
Paciente esperam na chuva ou sol por desorganização na USF Vila Fernanda
Sambista Arlindo Cruz era viciado em cocaína, revela filho no Youtube
Geral
Sambista Arlindo Cruz era viciado em cocaína, revela filho no Youtube
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com mais de 71 mil vacinas
Cidades
Mato Grosso do Sul recebe novo lote com mais de 71 mil vacinas
Motorista de ônibus mata passageiro esfaqueado e segue com viagem
Geral
Motorista de ônibus mata passageiro esfaqueado e segue com viagem