PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

sábado, 04 de maio de 2024

Busca

sábado, 04 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

há 7 anos

A+ A-

Falando sobre drogas e sonhos perdidos, policial já alcançou mais de 20 mil pessoas

São seis anos percorrendo as instituições com a palestra gratuita, que traz resultados

Há mais de 10 anos atuando como policial federal, um agente de Campo Grande percebeu que a repressão é necessária, mas o essencial para combater o uso de drogas e toda a desgraça que ela traz para a vida de uma pessoa é a prevenção. Com um trabalho de formiguinha, em escolas, associações e igrejas, nos dias de folga, André Salineiro já alcançou mais de 20 mil pessoas com suas palestras para adolescentes, jovens, pais e mães.

São seis anos percorrendo as instituições com a palestra gratuita, que traz resultados. “Não falo para as pessoas não usarem drogas. Faço um bate-papo, mostrando como elas destroem as pessoas, tanto no físico como no psíquico e o que isso tem a ver com os sonhos. Ninguém quer ser um derrotado, ser preso com drogas, mas os sonhos ficam no meio do caminho, quando a droga entra em cena. É uma palestra de motivação para plantar uma semente e fico feliz em ver que, muitas vezes, os pais comentam que a palestra despertou algo diferente”, conta o policial, que, atualmente licenciado da Polícia Federal para exercer a função de vereador por Campo Grande, continua com as palestras nos horários vagos.

O policial não omite que drogas dão prazer, mas lembra que o  preço a ser pago é altíssimo. Quem paga não é apenas o usuário, mas a família e todos ao redor, num raio que não se pode medir, porque a droga desencadeia crimes, desde furto, roubo até fatos extremamente violentos, como homicídios. “Tudo isso, ocorre porque as drogas simplesmente chacoalham o sistema nervoso e na vida todos buscam o prazer, mas aí fica a pergunta: será que compensa?”, diz Salineiro.

A ideia das palestras veio depois que ele flagrou um jovem usando entorpecentes. Ao invés de encaminhar o garoto para a unidade de internação, ele resolveu bater um papo e entender o que se passava na cabeça dele. “No meio dessa conversa, percebi que ele não precisava de droga, mas de atenção. Naquele momento, vi que a prevenção é um método mais eficaz do que a repressão. É o velho ditado: ‘é melhor prevenir do que remediar’”.

Inserir as palestras na rotina não é simples, mas a demanda só aumenta e ver os resultados entre jovens que ficam tocados e agradecem a atenção é o que motiva o policial. Na última terça-feira, dia 18, Salineiro esteve em Camapuã a pedido do Conselho Comunitário de Segurança, por meio do PAC (Programa Arte e Cultura). “Cada manhã traz junto um novo começo. Todo dia é um recomeço para cada um de nós e todos os dias nós temos uma a chance de fazer certo”, comenta Salineiro sobre a mensagem que passa aos jovens.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias