A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

18/01/2019 19:47

A+ A-

Justiça determina reabertura de três escolas fechadas pelo governo, ao menos até o fim de 2019

Medida impõe retorno da turma do 3º ano do ensino médio da Consuelo Muller

Decisão do juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos,  Coletivos Individuais e Homogêneos de Campo Grande, determinou a reabertura de três escolas estaduais, fechadas pelo governo do estado. As unidades escolares devem voltar a atender a comunidade, pelo menos até o fim deste ano.

As escolas que haviam sido fechadas são: Escola Estadual Riachuelo; Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Júnior e Zamenhof. Ao todo, as três escolas atendiam 1.300 alunos. A medida pede ainda o retorno do período noturno da escola Consuelo Muller.

A determinação, divulgada na tarde desta sexta-feira (18), atende pedido da Defensoria Pública, que ajuizou ação civil pública contra o estado. O órgão argumentou que o fechamento das unidades não foi submetida ao Conselho Estadual de Educação e sequer houve planejamento adequado para a devida alocação dos estudantes em outras escolas.  

Outro argumento exposto é que o fim das escolas traria impacto aos alunos e suas famílias, alguns notadamente de baixa renda e dependentes do ensino público.

A Defensoria Pública ainda alegou que fez questionamentos à Secretaria Estadual de Educação, mas que até o momento não houve resposta.

Decisão ordena reabertura de escolas fechadas pelo governo. (Foto: Reprodução)

Foi destacado também que a Escola Riachuelo atende alunos com distorção de idade, escolaridade e oriundos de contexto social com repetência e vítimas de abuso sexual, gravidez precoce, dependentes químicos e oriundos de Uneis. Além disso, seria a única que possui ensino médio profissionalizante.

Na visão do magistrado, convencido pela Defensoria Pública, a notícia de encerramento das atividades das escolas citadas teria ocorrido depois de iniciadas as rematrículas para esses estabelecimentos, fato confirmado pelas escolas que mostraram o interesse de estudantes em seguir na unidade.

Caso não atenda a determinação, diz o magistrado, pode ficar caracterizada improbidade administrativa. Na decisão, há também o pedido para que o governo seja citado.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024