A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

03/01/2019 15:15

A+ A-

Mãe reclama de empurra-empurra para matrículas e acusa escola de discriminação

Funcionária teria dado orientação errada para a mãe do menino; SED diz que pode ter havido confusão

Janaina Abregos Ferreira, 31 anos, mãe de um menino de 13 anos, denunciou caso de suposta discriminação envolvendo a Escola Estadual São Francisco, em Campo Grande. A mãe conta que uma funcionária de escola a orientou de maneira errada a não fazer a matrícula do filho, considerando que a vaga estaria garantida.

A confusão aconteceu quando a mãe do menino foi até a escola, antes do recesso de final de ano, confirmar a matrícula do filho. Lá foi informada que havia acabado o prazo e que a vaga do garoto teria sido disponibilizada para a Secretaria de Estado de Educação (SED).

No entanto, a funcionária da escola garantiu que a mãe poderia ir no dia 5 de janeiro até a Central de Matrículas requerer a vaga do filho. "Ela me disse que era só ir lá e falar que eles mandaram errado e que teria a vaga de volta, que não precisava nem fazer online. Porém, como eu vi que a Central estava aberta hoje, fui lá conforme a orientação da escola. No entanto, fui informada que não seria possível e pediram que eu ligasse para a escola para resolver o assunto".

A mãe ainda justificou que não foi antes na escola porque estava aguardando o resultado das notas do filho, que estava no sexto ano. "Preferi esperar o resultado, pra saber se ele iria para o sétimo ano, uma vez que ele estava com dificuldades na escola".

Janaina ainda revelou que a filha também estudava e se formou na escola no final do ano. "Eu sempre estava em contato com a coordenação da escola, até mesmo para tratar da formatura dela. Mas mesmo assim, ninguém veio falar nada sobre a matrícula. E ainda acreditei que estava tudo certo depois que eu fui lá. Disseram que ligaram, mas eu não tenho nenhuma chamada da escola".

"Um dos responsáveis da Central de Matrícula disse que a funcionária agiu de maneira errada também ao dar a orientação, levando em consideração que o prazo foi até o dia 31 de dezembro. E que, mesmo que não tivesse ido lá para confirmar, eles não poderiam disponibilizar a vaga do meu filho pra SED", explicou.

A mãe entrou em contato com a escola pela manhã, que ficou de dar uma posição agora à tarde sobre o caso. "Ficaram de me ligar. Mas não sei se isso foi ato de discriminação também. Meu filho é muito levado e não sei se não queriam que ele continuasse lá. Achei que agiram de má-fé".

Resposta

Por meio da assessoria de imprensa, a SED informou que nenhuma escola tem autorização para passar orientações aos pais. E que qualquer dúvida pode ser sanada diretamente na Central de Matrículas tanto pelo telefone 0800-647-0028 (ligação gratuita) quanto presencialmente. Quanto ao caso em si, a assessoria afirmou que pode ter havido uma confusão.

Para quem perdeu o primeiro prazo da pré-matrícula, que foi até o dia 31 de dezembro, deve ficar atento ao novo prazo da segunda chamada. Do dia 10 a 16 janeiro, os pais poderão fazer a pré-matrícula dos filhos com confirmação da matrícula no dia 21 a 25 de janeiro, com designação dia 20. A SED ainda afirma que esta é a última oportunidade dos pais fazerem a matrícula dos filhos.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias