A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Cidades

17/05/2021 15:34

A+ A-

Enquete: distribuição de absorventes para mulheres carentes pelo SUS só tem apoio de 32%

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê distribuição gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê distribuição de absorventes higiênicos para mulheres sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade social. 

O autor da proposta, deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), afirma que, em razão da dimensão territorial e do número elevado de mulheres em situação de vulnerabilidade, se faz necessária a distribuição como política pública de ‘Atenção à Saúde da Mulher’.

Por isso, o TopMídiaNews questionou o leitor: você acredita que o SUS deveria distribuir absorventes de graça?

Para 67,36% o item não deveria ser responsabilidade do SUS, mesmo sendo algo de extrema importância para higiene feminina. Já 32,64% aposta que sim, a distribuição seria bem-vinda. 

A enquete ficou uma semana no ar e reflete a opinião dos leitores do site.

ONG defende ação social 

Além do autor da proposta,  a representante da ONG do RJ, Mini Gentilezas, em Campo Grande (MS), Luciana Terra afirma que muitas mulheres não possuem condições de comprar o item. 

"Acho imprescindível o projeto e traz dignidade para a mulher que menstrua todos os meses e não tem dinheiro para comprar um absorvente. Sabe, em situação de rua, por exemplo, elas não têm nem como tomar um banho. Acho que é uma política de saúde pública, mas também de direitos humanos e que dá acesso ao básico."

A proposta

A proposta altera a Lei Estadual 2.418, de 30 de janeiro de 2002, que dispõe sobre o fornecimento gratuito de preservativo feminino pela Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo é acrescentar a distribuição de "absorventes higiênicos", além das camisinhas. 

“A legislação em vigor já garante o acesso aos preservativos femininos gratuitamente. Solicitamos o apoio dos parlamentares para que a lei possa ser alterada e as mulheres beneficiadas. É um assunto muito importante”, diz Kemp.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias