TJMS - novembro
Menu
Busca segunda, 18 de novembro de 2019
Cidades

Mato Grosso do Sul é 13º estado mais violento contra os idosos

Os dados fazem parte do Disque 100 que atende denúncias de violação de direitos

16 junho 2019 - 14h36Por Maressa Mendonça

Em 2018, o disque 100 recebeu 545 denúncias de maus tratos contra idosos em Mato Grosso do Sul. Os números colocam o estado em 13º no ranking da violência. O último lugar é ocupado por Roraima, com 45 denúncias.

Conforme os dados do disque 100, quando se trata de violência contra idosos as queixas mais comuns são de negligência. Isto não quer dizer que não há outros tipos de violação. Ameaças e humilhações também são motivos frequentes de denúncia.

Neste mês, o “Junho Prata” serão realizadas diversas campanhas de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa no Estado.

O SERVIÇO

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito de denúncias contra qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos. Ele funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Para fazer uma denúncia é preciso informar quem é a vítima, o tipo de violência que ela está sofrendo, quem é o suspeito, qual é a localização, há quanto tempo a violência acontece e se algum órgão já foi acionado. As denúncias podem ser anônimas.