Mato Grosso do Sul alcançou os melhores indicadores da Educação Básica já registrados na Rede Estadual de Ensino, segundo dados do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os números mostram melhora nos índices de aprovação, redução da reprovação e queda no abandono escolar, com destaque para o Ensino Médio, etapa que historicamente concentra os maiores desafios de permanência dos estudantes.
De acordo com o levantamento, a taxa de abandono no Ensino Médio caiu de 5,1%, em 2022, para 0,8% em 2025. No Ensino Fundamental, o índice passou de 1,3% para 0,2% no mesmo período.
A aprovação também apresentou crescimento. Em 2022, 82,5% dos alunos do Ensino Médio foram aprovados. Três anos depois, o percentual chegou a 95,2%. No Ensino Fundamental, a taxa passou de 91,3% para 97%.
Já os índices de reprovação diminuíram. No Ensino Médio, o percentual caiu de 12,4% para 4%. No Ensino Fundamental, passou de 7,4% para 2,8%.
Segundo o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, os resultados refletem um conjunto de investimentos realizados nos últimos anos.
"Se observarmos o ciclo de quatro anos, desde 2022, os dados apontam importantes crescimentos. Isso é reflexo de um investimento sistêmico, que envolve toda a Rede. Foram reformas, valorização dos profissionais, investimentos em tecnologia, aquisição de materiais de qualidade e um cuidado especial com a equidade no atendimento, sem deixar ninguém para trás", afirmou.
O secretário também atribuiu o avanço à ampliação do Ensino em Tempo Integral e da Educação Profissional na rede estadual.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SED), atualmente os dois modelos estão presentes em todos os municípios sul-mato-grossenses. Hoje, 213 escolas da rede oferecem turmas de Ensino em Tempo Integral.
Na Educação Profissional, o Estado informa ter investido R$ 230 milhões ao longo do ano, atendendo mais de 50 mil estudantes.
Para Daher, a diversificação da oferta contribui para a permanência dos jovens na escola.
"Hoje, temos 213 escolas em todo o Estado com turmas de Ensino em Tempo Integral. Na Educação Profissional, chegamos à marca de R$ 230 milhões investidos no decorrer do ano, com mais de 50 mil estudantes atendidos. Essa diversificação nas ofertas e a garantia de boa estrutura para todos faz com que os nossos jovens permaneçam na escola, aprendendo com mais qualidade", disse.








