PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA MAIO DE 2024
A+ A-

sexta, 03 de maio de 2024

Busca

sexta, 03 de maio de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

25/01/2024 17:15

A+ A-

MS tem 78 cidades entre 521 escolhidas para vacina contra dengue, a 'Qdenga'

Imunização, nesta primeira etapa, será apenas para faixa de 10 a 14 anos

Mato Grosso do Sul figurou como destaque negativo ao ter 78 cidades listadas entre 521 escolhidas para receber a ''Qdenga'', a vacina contra a dengue. 

Isso mostra que o índice de infestação é alto em solo guaicuru. Apenas a cidade de Inocência ficou fora da listagem.  

As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença. Esse conjunto de municípios escolhidos atende três critérios: são formados por municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes); registraram alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e têm maior predominância do sorotipo DENV-2. 

Quando vem? 

Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Saúde avisou que a vacinação começa em fevereiro. Na fase inicial só crianças de 10 a adolescentes de 14 anos serão protegidos. Conforme a Saúde Federal, de janeiro de 2019 a novembro de 2023, esse grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O Ministério da Saúde justificou que, em razão da pouca oferta de imunizantes pela fabricante, foi preciso delimitar um público alvo e as regiões mais afetadas. 

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica”, disse o ministério, em nota, apontou a Agência Brasil. 

''Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses'', completou. 

Duas doses 

O esquema vacinal, segue a reportagem, será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público.

A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias