Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população carcerária do país e, nesse contexto, possui o desafio de unir políticas sociais com políticas de segurança pública, afirmou o novo Comandante da Polícia Militar, durante solenidade nesta terça-feira (13).
Com uma formação voltada para prender infratores, o novo Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho, promete fazer uma integração humana em sua gestão. Ele estava a frente desde agosto de 2008 da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e diz que o Estado possui um grande desafio para tentar diminuir a população de presos que hoje é alarmante.
"Eu fui formado para prender, só que no passar do tempo, depois que eu prendi muitos mandaram que eu fosse cuidar, ai fui ver o outro lado, que é o encarcerado. Então hoje eu conheço um ambiente que é crescente, uma das áreas mais complexas da segurança pública, o que temos que fazer hoje, é políticas de segurança envolvidas com políticas sociais para que possamos diminuir esse número crescente no estado", explicou
Segundo Deusdete, agora tem que apoiar o sistema buscando interagir com as demais secretarias, para que possam dar uma condição melhor para a sociedade, "tanto na infringência da delinqüência quanto daqueles que se encontram encarcerados".