Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

Posto de saúde do Tiradentes amanhece lotado
de pacientes em busca da vacina contra a gripe

A partir desta segunda-feira (3), as doses estão disponíveis para toda população

03 junho 2019 - 08h28Por Maressa Mendonça

A Unidade Básica de Saúde do bairro Tiradentes, em Campo Grande, amanheceu lotada nesta segunda-feira (3). A fila de pacientes estava em todo o quarteirão ao redor do prédio. Eles estão em busca da vacina contra a gripe oferecida para toda a população a partir de hoje. Em cada unidade há em média 220 doses disponíveis.

Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o número do prontuário da rede municipal de Saúde (Hygia) e o Cartão SUS. A dose aplicada será registrada no prontuário eletrônico do paciente para garantir o controle dos imunobiológicos.

Os profissionais das salas de vacinação podem distribuir senhas conforme a quantidade correspondente de vacina disponível na unidade, além de encerrar a vacinação às 16h45.

Após dois meses de Campanha de Vacinação a Sesau imunizou 96,78% do público alvo, ultrapassando a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde como essencial. Foram vacinadas até o último dia 20, 191.453 pessoas do grupo de risco estimado em 197.820. Dois grupos recomendados para vacinação não atingiram a cobertura vacinal desejada, ficando abaixo do satisfatório: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 76,32% (41.548) e gestantes com 65,58% (6.752).

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.

Evite tocar a boca e o nariz.

Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.