A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

28/01/2022 13:31

A+ A-

Professores vão à Assembleia cobrar melhores salários em Mato Grosso do Sul

Sindicato reivindica equiparação dos salários de professores convocados e concursados

A Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está organizando um ato pacífico, na próxima quarta-feira (2), em frente à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, às 09h, buscando pela equiparação salarial dos professores efetivos e convocados.

De acordo com o presidente do sindicato, Jaime Teixeira, por ser ano eleitoral, o governador só pode aplicar o reajuste até março. Após essa data, somente no próximo ano que o aumento poderá ser concedido.

Ele explicou, ainda, que atualmente os professores convocados recebem 50% do salário de um professor efetivo, correspondendo a R$ 2059 por 20h, sem os descontos obrigatórios.

Assim, o ato que será pacífico, buscará sensibilizar os deputados estaduais para pressionarem o governador de Mato Grosso do Sul a apresentar uma solução viável do caso.

"Os convocados foram retirados do plano de carreira, e o reajuste está congelado desde 2019", ressaltou.

Aumento do Piso Salarial

Embora o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha aprovado o aumento do piso salarial da categoria em 33%, são os governadores e prefeitos quem deverão aprovar e aplicar o aumento em cada região.

Ainda assim, mesmo que aprovado em Mato Grosso do Sul, o aumento impactaria apenas na carreira de quem é concursado, estando os convocados de fora do benefício.

Concurso Público

No ano passado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou que um novo concurso público para professores seria lançado até o final de 2021, mas nada ocorreu.

Assim, a categoria aguarda pela publicação do edital para que as milhares de vagas restantes no Estado possam ser preenchidas por novos professores aprovados em concurso.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024