Menu
Busca segunda, 21 de outubro de 2019
Top Ms
Cidades

Projeto cria Farmácia Veterinária Popular para baratear remédios para pets em MS

PL foi aprovado pelos deputados, mas depende de sanção do Governo

03 setembro 2019 - 15h50Por Assessoria

O Projeto de Lei do deputado estadual Neno Razuk, que institui a Farmácia Veterinária Popular, foi aprovado e segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. A segunda votação ocorreu na semana passada e, nesta terça-feira (3), o texto teve a redação final aprovada.

Entende-se por Farmácia Veterinária Popular os estabelecimentos farmacêuticos privados que, por meio de convênio com os municípios, vão comercializar diretamente ao consumidor (no varejo), com preços subsidiados, medicamentos de uso veterinário e que tenham como finalidade o tratamento de doenças em animais domésticos.

“Sabemos o quanto os animais domésticos estão presentes nas famílias e que, muitas vezes, quando há o adoecimento, o dono não tem condições financeiras de custear o tratamento. Queremos tornar possível esse cuidado”, disse o deputado.

Ele também lembrou que algumas zoonoses podem ser transmitidas aos humanos e por meio do acesso aos medicamentos é possível contribuir para a redução de casos.

Considerando apenas cães e gatos, dados apresentados no projeto apontam aumento de 17,6% no número desses animais nos últimos anos. O dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).