Menu
sábado, 24 de outubro de 2020
Cidades

Rastrear MS é lançado e quer quebrar cadeia de transmissão da covid-19

Monitoramento de quem esteve perto de algum contaminado será rigoroso

28 setembro 2020 - 16h43Por Thiago de Souza

Com o objetivo de quebrar cadeia de transmissão da covid-19 em Mato Grosso do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde lançou, na tarde desta segunda-feira (28), o programa Rastrear MS. A ferramenta já está disponível para todas as cidades sul-mato-grossenses.

O Rastrear foi construído pela equipe de tecnologia da informação da SES, em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde, a OPAS. 

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, explicou que a ferramenta vai permitir fazer o rastreamento de todos aqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo da covid-19. A procura por essas pessoas pode ser feita por telefone ou mesmo presencial, até mesmo por meio do agente de saúde. 

‘’Já estávamos fazendo, mas agora vamos ter apoio desse software para registrar todos esses casos e isso vai possibilitar um ‘olhar fino’ da SES junto com as secretarias de saúde’’, explicou Resende. 

A taxa de contaminação hoje é de 1,04 e o desejo do secretário é chegar a menor que 1. Geraldo destacou que, para cada 100 pacientes positivos, há possibilidade de no dia seguinte ter mais quatro infectados e no dia posterior 108. 

‘’a Taxa de contágio persiste e se mantém elevada há muitos dias. É muito maior do que o número que desejamos atingir’’, refletiu. 

O titular da SES diz que o platô se mantém elevado por mais de nove semanas. Há, na visão dele, um índice exagerado de casos novos e cerca de 500 internações por dia, além da média de 13 mortes por dia.

‘’Isso vai funcionar desde a pequena cidade do interior até os bairros da Capital’’, concluiu o secretário. 

Leia Também

Cidades
Sábado terá pancadas de chuva e máxima de 41°C no estado
Na capital os termômetros podem chegar aos 34°C
Geral
INFORME PUBLICITÁRIO
Para recuperar economia, candidatos falam de reforma administrativa, banco municipal, IPTU e obras
Política
Para recuperar economia, candidatos falam de reforma administrativa, banco municipal, IPTU e obras
Em A Fazenda, Mariano quer processar Luiza Ambiel: 'vai estalar no lombo'
Geral
Em A Fazenda, Mariano quer processar Luiza Ambiel: 'vai estalar no lombo'