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Reinaldo comemora indicadores que apontam avanço na educação em MS

Governo atribui melhoria à boa remuneração e formação dos professores

08 setembro 2016 - 18h22Por Thiago de Souza com assessoria

O governador Reinaldo Azambuja destacou, nesta quinta-feira (8), em Coxim, a elevação dos indicadores de desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul. De acordo com o (Inep) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MS melhorou os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.

“Hoje nós tivemos mais uma boa notícia no setor educacional. Eu sempre digo Mato Grosso do Sul hoje paga já o melhor salário de professor do Brasil. Isso é bom, eu fico contente com isso. É bom nosso professor estar bem remunerado, estamos com um grande programa de formação continuada, de melhoria das estruturas escolares, merenda, kit escolar”, comentou o governador.

“Soube que Mato Grosso do Sul melhorou nos 3 níveis, então isso é um avanço da educação pública no Estado, significa que a política que nós defendemos para o setor educacional está dando resultado. Só dois estados melhoraram: Mato Grosso do Sul e Amazonas. Isso para nós é uma conquista e eu sou apaixonado pelo setor da educação, destacou. 

Os dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Inep, que desde 2007 acompanha a evolução do ensino no País, mostram que a Rede Estadual de Ensino obteve crescimento significativo ano passado em relação à aferição realizada em 2013. O Índice é verificado a cada dois anos.

Nas séries iniciais do ensino fundamental (até 5ª série), o indicador passou de 5,1 para 5,4, enquanto nas séries finais (de 6ª a 9ª), o índice passou de 3,7 para 4,1. No ensino médio, a evolução foi de 3,4 para 3,5. “São décimos que representam muito em evolução de aprendizagem”, afirma a secretária de Estado de Educação (SED), Maria Cecília Amêndola da Motta.

O Índice é composto pela combinação de dois outros indicadores: o resultado de uma prova aplicada aos alunos e o fluxo escolar com a trajetória do aluno naquele período. Junto com o Amazonas, o Estado obteve melhores resultados em relação ao Ideb anterior nos indicadores das três faixas de ensino avaliadas. “Significa que os alunos avançaram. Conseguimos reduzir a reprovação e abandono e melhorar a aprendizagem”, avalia a secretária estadual de Educação.

Os bons resultados são decorrentes do foco da secretaria na aprendizagem, afirma o superintendente de Políticas de Educação da SED,  Waldir Leonel . “No ano passado, por meio do programa ‘SED vai às Escolas’, a secretaria percorreu escolas dos 22 polos. Trabalhando os indicadores com os diretores e mostramos a realidade de cada um e os pontos a melhorar”, afirmou. 

Segundo a Secretaria de Educação, o governador determinou uma forte atuação na formação de professores e gestores escolares.  

 

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