A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

14/08/2020 13:00

A+ A-

Sedativos para entubar pacientes da covid estão no fim em MS

Situação é grave, segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende; SES está correndo atrás dos medicamentos

Medicamentos que compõem o ''kit entubação'', entre eles anestésicos, sedativos e relaxantes musculares podem faltar a qualquer momento em Mato Grosso do Sul. Com isso, a Secretaria de Saúde informou, nesta quinta-feira (13), que vai tentar adquirir esses produtos. 

Conforme o site UOL apontou, em reportagem nesta quinta-feira, MS está entre os 22 estados mais o Distrito Federal com falta ou risco de desabastecimento desses medicamentos, essenciais para os casos gravíssimos da covid-19. 

O próprio secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende (PSDB), falou à reportagem e confirmou que os estoques dos medicamentos são pequenos.

"Estamos com a apreensão de que os medicamentos faltem. O Ministério da Saúde nos remeteu um quantitativo pequeno que vai dar para os próximos cinco dias", disse, o secretário, ainda na segunda-feira (10).

Caso as previsões de Geraldo Resende se confirmem, só haveria os tais sedativos para mais dois dias nos hospitais. Porém, pacientes graves não param de dar entrada nas unidades. 

Ainda segundo o UOL, o kit, que contém 22 medicamentos, é usado para que pacientes não acordem ou sintam dor quando estão sendo entubados. 

Conforme a reportagem, a atribuição da compra desses insumos é dos estados e municípios, no entanto, esses entes passaram a relatar dificuldades nas aquisições. Na pandemia, essa compra também passou a ser tarefa do Ministério da Saúde, que também encontra dificuldades. 

Ao TopMídiaNews, a SES afirmou que ''está estudando formas de adquirir esses medicamentos através de atas de registro de preço''. O site também perguntou se os remédios já estão em falta e se havia uma média de pacientes entubados em hospitais, mas essas perguntas não foram respondidas.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024