TCE ABRIL 16 A 22/04
Menu
quarta, 21 de abril de 2021
Cidades

Turismo em Bonito segue em alta sem previsão de lockdown

Empresariado e poder público foram os responsáveis pelas ações de contenção da covid-19

05 março 2021 - 20h11Por Thiago de Souza

O turismo em Bonito segue em plena atividade e, segundo as autoridades locais, sem previsão de lockdown no momento. A situação de menor gravidade na cidade é fruto de esforços entre os empresários da região. 

O Instituto de Desenvolvimento de Bonito, o IDB, que se apresenta como grande parceiro da atividade turística local, desde o início da pandemia, todos os atores da indústria turística trabalharam unidos e sempre buscaram alternativas para manter a segurança dos visitantes e trabalhadores. 

Conforme a entidade, foram implantados pelo menos sete protocolos de biossegurança, para tentar barrar a doença, antes da reabertura do turismo. Todas as regras estabelecidas nos documentos estão sendo rigidamente cumpridas pelos empresários do município.

Um exemplo, diz o IDB, é que nos passeios, o uso de máscara é obrigatório e a quantidade de visitantes foi reduzida. Todos os equipamentos usados nas atividades são devidamente higienizados e álcool em gel é disponibilizado em vários pontos dos atrativos.

Os hotéis, restaurantes e os bares, segue a nota, também atuam para cumprir as regras. Além do uso de máscara e placas de sinalização, toda hotelaria reduziu o número de hóspedes em até 50%. O mesmo aconteceu e segue acontecendo nos bares e restaurantes que também diminuíram o número de clientes para evitar aglomerações.

Turismo Seguro

Premiado diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito é considerado também uma atração internacional segura, garante o IDB. O município recebeu o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council).

O selo foi entregue após o município ter implementado as medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A adoção das normas em saúde e segurança foi fruto dos empresários da cidade que tiveram o apoio do Sistema S.

Outras ações

O programa Bonito Seguro auxiliou na elaboração de plano de retomada com as associações representativas do trade turístico; capacitou empresas do município nos protocolos de biossegurança; entregou o selo Bonito Seguro para os empreendimentos que cumpriram 100% das medidas de saúde e segurança; reforçou aos turistas a importância das medidas da vigilância sanitária.

Mais cuidados

Aliada às medidas do setor privado, a prefeitura da cidade também realiza trabalho constante nas ruas de Bonito. O prefeito, Josmail Rodrigues (PSB) e equipe, realizam reuniões e traçam planos de ações de fiscalização para evitar aglomerações e sucessivamente a disseminação do coronavírus.