FIEMS JUNHO

domingo, 16 de junho de 2024

Busca

domingo, 16 de junho de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

14/10/2018 07:00

Planejamento familiar: vasectomia é oferecida de graça para homens em MS

Saiba como funciona o procedimento e como realizá-lo pelo SUS

Mato Grosso do Sul oferece cirurgia de vasectomia através do SUS (Sistema Único de Saúde) para homens acima de 25 anos, que tenham no mínimo dois filhos. Vasectomia é o nome dado ao processo de esterilização masculina, feito cirurgicamente. Ele seria, grosso modo, a versão masculina da ligadura de trompas, também chamada de laqueadura.

De acordo como Governo do Estado, o homem interessado em passar pelo procedimento deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e passar por avaliação médica. “Após avaliação, o médico encaminha o paciente para um especialista que dará todas as orientações e fará a cirurgia”, diz a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul .

Mesmo sendo considerado um procedimento reversível, a taxa de sucesso da cirurgia de reconexão entre os canais varia entre os homens. Durante a avaliação médica, o paciente fica ciente de todas as informações, assim como sua companheira.  

Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital Regional, Hospital Universitário e Santa Casa. Questionada sobre fila de espera no Estado, a Secretaria não confirmou se existem muitas pessoas aguardando para passar pelo procedimento.

Vasectomia

A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista que dura cerca de 20 minutos.

Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez. (Site Tua Saúde).

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
AMIGOS DA CIDADE MORENA ABRIL NOVEMBRO