Menu
terça, 07 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
pmcg revia negocios
Ciência e Tecnologia

Olimpíada do Conhecimento começa neste domingo no Albano Franco

Jovens de todo o País estarão concentrados no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande

06 setembro 2018 - 12h49Por Fiems

Imagine buscar um curso de qualificação profissional e poder, a partir daí, representar o Brasil durante a Olimpíada Mundial das Profissões na Rússia em 2019? Jovens de todo o País estarão concentrados no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a partir deste domingo (09/09), para as seletivas brasileiras da WorldSkills Kazan. 

Trata-se de uma bateria de provas práticas para a competição internacional que integra a programação da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Sesi com apoio do Sesi e IEL como forma de estimular o interesse dos jovens pela educação profissional e apontar as tendências no mundo do trabalho. 

Durante quatro dias de provas, indo até o dia 14 de setembro, 27 jovens serão desafiados a executar, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade, tarefas do dia a dia do trabalho nas ocupações de “Instalações Elétricas Prediais” e “Controle Industrial”, mostrando excelência técnica, concentração e garra de campeão para conseguirem a medalha de ouro e conquistarem uma vaga no mundial de 2019. 

Segundo o gerente de gestão em tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Leandro Schneider, o evento é um dos maiores do mundo em educação profissional e as seletivas da WorldSkills Kazan são uma oportunidade de representatividade do Estado. “Para Mato Grosso do Sul, é uma forma de mostrarmos o que temos de mais moderno em tecnologias educacionais e toda a nossa capacidade de atendimento, demonstrando como o Senai prepara seus alunos para o mercado de trabalho”, afirmou. 

WorldSkills 

A WorldSkills, competição internacional que ocorre a cada dois anos em um país diferente, busca valorizar as profissões técnicas em escala global. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o segundo lugar geral. A próxima edição ocorrerá na cidade russa de Kazan, em 2019. 

O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal. Neste ano, as provas terão como novidade o mesmo formato do torneio mundial. 

Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes. Nas provas, os competidores com os melhores desempenhos recebem medalhas de ouro, prata e bronze. 

As provas aplicadas na competição têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas das empresas. O desempenho dos alunos nas disputas forma um conjunto de indicadores que ajuda o Senai a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, a instituição mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho. 

Evento paralelo 

A Olimpíada do Conhecimento também servirá para a apresentação de projetos inovadores desenvolvidos pelo Sistema Fiems e também pela Famasul e Sebrae/MS. O Senai apresentará, por meio de um televisor touch screen, uma planta 360 graus de uma fábrica totalmente inteligente com as tecnologias da Revolução 4.0, como robótica avançada, big data, manufatura digital e internet das coisas, e mostrará como funcionam os materiais de realidade aumentada utilizados na educação da instituição, além de levar para dentro do Albano Franco um laboratório para fazer ensaios microbiológicos e físico-químicos de alimento, divulgando produtos e serviços técnicos e tecnológicos e consultorias disponibilizados pelo IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), instalado em Dourados (MS). 

Os visitantes da Olimpíada do Conhecimento também poderão conhecer o “Inova Senai”, mostra de projetos inovadores elaborados e prototipados pelos alunos dos cursos de qualificação profissional da instituição em resposta às demandas das indústria sul-mato-grossense como resultado de uma metodologia que prima pela prática integradora entre o ambiente escolar e os desafios tecnológicos apresentados pelas empresas. 

Isso sem falar no “Grand Prix”, uma corrida de inovação aberta em que as equipes multidisciplinares, chamadas escuderias, criam, desenvolvem e prototipam soluções inovadoras para um desafio lançado por uma indústria de Mato Grosso do Sul em tempo real. É uma demonstração da combinação entre métodos de inovação aberta, criatividade orientada para resultados, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais. A competição dura 72 horas e, ao fim, as escuderias apresentam seus protótipos inovadores acompanhados dos modelos de negócio (Pitch e Canvas) para uma banca avaliadora composta pela empresa que lançou o desafio, professores e convidados de instituições científicas. 

Sesi e IEL 

Já o Sesi terá um espaço jovial e clean aberto para todos os que desejam conhecer soluções da Startup de Educação, como projetos de gamificação corporativa. “Tá Certo?” é o nome de um jogo que busca reforçar o aprendizado das mudanças ortográficas e melhorar o uso da linguagem formal da Língua Portuguesa. Utilizado pelos alunos da Rede Sesi de Ensino, o game também estará disponível para os visitantes do evento, que poderão jogar por meio de tablets que estarão no estande. 

Quem for à Olimpíada do Conhecimento também poderá experimentar os óculos de realidade virtual, com vídeos que abordam temas de saúde e segurança no trabalho, utilizados para reforçar o conteúdo e aprendizagem dos cursos de NR 23, norma regulamentadora que trata de proteção contra incêndios, e NR 35, que trata de trabalho em altura. O Sesi também oferecerá ao público do evento duas oficinas com a metodologia Lego Serious Play, utilizado para conduzir reuniões, melhorar a comunicação, facilitar o pensamento e auxiliar os processos de análise e busca de solução de problemas complexos. 

Com os temas “Competências de times de Sucesso” e “Comportamentos inovadores”, as oficinas serão realizadas entre os dias 10 e 13 de setembro, sendo a primeira das 15h30 às 17 horas e a segunda, das 19h às 20h30. Cada oficina poderá ter até 10 participantes, que deverão ser maiores de 21 anos e vivenciar desafios corporativos relacionados aos temas. Os visitantes da Olimpíada do Conhecimento poderão ainda realizar avaliação física no estande do Sesi. Uma balança multifuncional, que por meio de um software integrado consegue traçar um perfil sobre a saúde, informando a pressão arterial, peso, altura e o índice de massa corpórea. 

O equipamento integra o programa Programa Saúde em Forma, desenvolvido pelo Centro de Inovação do Sesi de Mato Grosso do Sul – Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho e tem como objetivo traçar um perfil sobre a saúde do trabalhador da indústria. Já o IEL levará para o Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, no dia 11 de setembro, às 19 horas, o workshop da metodologia do Sistema de Gestão de Compliance, que permite que o empresário possa alcançar com maior solidez seus objetivos estratégicos. 

A sinergia da empresa com todas as normas, ditames de regulamentação e controles internos eficiente representam maior qualidade na atividade empresarial, economia de recursos, evitando gastos com multas, punições e cobranças judiciais, e fortalecimento da marca no mercado como uma empresa séria e ética. O estande do IEL também apresentará um quiz para os empresários avaliarem o grau de inovação de sua empresa e oferecerá uma palestra sobre negociação e gestão de conflitos para os estagiários, que ainda poderão se divertir com roletas interativas sobre temas da atualidade. 

Parceiros 

A Famasul, por meio do Senar/MS, levará para a Olimpíada do Conhecimento oficinas tecnológicas, como “Agricultura Urbana”, “Agricultura de Precisão” e “Utilização de Drones na Agricultura de Precisão”. O objetivo é fomentar diretamente o trabalho no campo, cada vez mais tecnificado, ou a prestação de serviços para quem aposta na qualificação profissional no segmento de paisagismo e jardinagem. 

No caso da oficina de “Agricultura Urbana”, o objetivo é produzir plantas ornamentais, executando projeto de paisagismo e manutenção dos espaços, utilizando ferramentas básicas, técnicas atuais, aproveitando resíduos e materiais do local ou região. Já a oficina de “Agricultura de Precisão” consiste em gerenciar detalhadamente todos os processos envolvidos na produção, por meio do uso de tecnologias, ferramentas e procedimentos, baseados nas informações coletadas pontualmente no campo. 

Por último, a Famasul levará a oficina de “Utilização de Drones na Agricultura de Precisão”, que abordará o uso de drones como tecnologia de precisão e sua utilização em propriedades rurais, respeitando as legislações vigentes. Por meio do dronem é possível realizar um mapeamento aéreo da propriedade, auxiliando o produtor em todas as suas rotinas e decisões. 

Já o Sebrae/MS contará com um espaço em que serão realizados jogos empresariais online, com perguntas sobre temas relacionados aos desafios do dia a dia de um negócio, como gestão de pessoas, finanças, marketing e planejamento. A cada 40 minutos, serão formados quatro times de três pessoas que estiverem visitando a feira, para que possam competir na plataforma. Especialistas do Sebrae estarão no estande para, antes de cada disputa, orientar as equipes com dicas sobre as temáticas.