A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Ciência e Tecnologia

11/05/2016 18:03

A+ A-

Pesquisadores da UEMS buscam soluções sustentáveis para a agricultura

11/05/2016 às 18:03 |

Da assessoria

Numa realidade pautada pela busca de práticas menos agressivas voltadas ao sistema agropecuário, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) tem se destacado com o desenvolvimento de diferentes pesquisas voltadas às questões agrárias, fator que contribui para o fortalecimento da instituição na região Centro-Oeste.

A Unidade de Aquidauana tem realizado estudos focados em processos menos agressivos de utilização dos solos, uma vez que a produção crescente das culturas de commodities têm exigido, cada vez mais, mecanismos alternativos de conservação dos solos, bem como sua reutilização. Dentre as pesquisas trabalhadas pela UEMS no município, se destaca a do docente Elói Panachuki, voltada para o uso responsável da água na agricultura, uma vez que estimativas atuais indicam que a agropecuária consome mais de 70% da água, em escala planetária.

O pesquisador, que integra o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO) afirma que, em condições de exploração onde os princípios conservacionistas não são utilizados, existe a degradação irreversível dos recursos naturais solo e água, pois as perdas por erosão hídrica são muito superiores à capacidade de formação do solo.

"Em estudos verificamos que as perdas de solo, por erosão hídrica, podem chegar a valores maiores que 100 toneladas por hectare durante o período de um ano, enquanto a capacidade de formação do solo é inferior a 10 toneladas por hectare durante um ano. Nesse sentido, as perdas por erosão hídrica diminuem a quantidade de água que poderia ser infiltrada no local de ocorrência da chuva e promovem assoreamento e contaminação de rios, lagos e mananciais" explica Panachuki.

Simultaneamente a esse, outros projetos de pesquisa são desenvolvidos com o objetivo de atender as diferentes áreas de conhecimento agronômico, enfocando principalmente as linhas de pesquisa: Tecnologias em Produção Vegetal no Cerrado e no Pantanal, Manejo Fitossanitário em Sistemas de Produção e Manejo e Conservação do Solo e da Água no Cerrado e Pantanal.

A UEMS de Cassilândia também concentra trabalhos voltados para o campo. Considerando a Sustentabilidade na Agricultura como área de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAC) ofertado na Unidade, também tem contribuído com as ciências agrárias no MS. O trabalho do mestrando Luan, intitulado "Diferentes substratos e ambientes protegidos na formação de mudas de mangabeira (Hancornia speciosa Gomez)" foi desenvolvido na área experimental da UEMS em Cassilândia, no período de novembro de 2013 a março de 2014, sob a orientação do professor Dr. Edilson Costa.

De acordo com Luan Arrua, a formação de mudas de plantas frutíferas, como a mangabeira, com elevada qualidade é importante para o desenvolvimento desse setor agrícola, o qual apresenta grande potencial de crescimento no MS. "Os frutos maduros são muito apreciados para consumo in natura, por apresentar sabor e aroma característicos, a polpa é consumida diretamente ao natural ou é utilizada como matéria prima para o preparo de geleias, doces, xaropes, compotas, vinhos, vinagres e principalmente suco e sorvete, indicando assim um enorme potencial para o incremento da agroindústria brasileira", destaca o pesquisador.

 

UEMS e as Ciências do Campo

A UEMS ocupa posição de destaque na região Centro-Oeste na área de pesquisas voltadas às ciências agrárias. Com um corpo docente qualificado, a Universidade oferta formação stricto sensu voltado para ciências do campo em dois grandes polos.

Na Unidade de Aquidauana, a instituição oferta um mestrado e doutorado em Agronomia, com área de concentração em Produção Vegetal, além de outro Mestrado em Zootecnia, com foco em Produção Animal. Já a Unidade de Cassilândia também oferece um Mestrado em Agronomia, voltado para a Sustentabilidade na Agricultura.

Para conhecer mais informações sobre os cursos mencionados, acesse o endereço http://www.uems.br/pos_graduacao , e confira os detalhes sobre os Programas de formação stricto sensu e as formas de ingresso.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024