A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Ciência e Tecnologia

07/05/2017 08:24

A+ A-

Vizinho roubando seu Wi-Fi? Aplicativo descobre e bloqueia todos os invasores

Identifique intrusos conectados no seu Wi-Fi com o Network Scanner

O Network Scanner (Reconhecimento de Rede, em português) é um aplicativo que faz uma varredura completa na sua rede Wi-Fi. O recurso é interessante para descobrir todos os dispositivos conectados e até desvendar se há intrusos roubando seu Wi-Fi, o que acaba deixando a internet mais lenta no dia a dia.

O recurso exibe uma lista completa com cada aparelho e aponta possíveis suspeitos no resultado da análise. O interessante é que há ainda dados completos sobre sua rede wireless, com informações sobre DNS, IP, nome da fabricante e mais recursos avançados.

Assim você pode gerenciar pelo celular Android de forma prática e rápida.

Nossa opinião

O aplicativo Network Scanner oferece configurações em português e essa é uma vantagem que deixa a usabilidade mais simples e intuitiva para brasileiros. A análise da rede Wi-Fi e feita de forma rápida, pressionando um botão de “busca” (lupa), exibindo os resultados em uma lista. Cada dispositivo tem um ícone de imagem indicando sua fonte, como o roteador, computadores, dispositivo atual da varredura ou celulares. O aparelho desconhecido é marcado com um ponto de interrogação, para você averiguar se é um dos seus ou não.

Dentre os recursos extras, o usuário pode renomear os dispositivos para organizar os resultados. Além disso, há funções para reconhecer portas abertas, que podem ser usadas indevidamente, e ativar a função de “Ping to host” para testar a conectividade do equipamento na rede. Há dados como IP, MAC ID e nome da fabricante de cada item. Vale destacar que o aplicativo identifica os aparelhos no alcance do roteador Wi-Fi analisado e ligados no momento da varredura, então vale repetir o procedimento ao longo do dia para garantir que ninguém esteja usando sua internet indevidamente.

O app também mostra dispositivos como dongles de streaming ou câmeras conectadas no Wi-Fi, para você gerenciar de forma mais completa. Um dos destaques está nos dados complementares de rede que o app exibe, com informações sobre a intensidade do sinal Wi-Fi, velocidade do roteador, número DNS, IP, IP externo e Servidor DHCP, exibidos no topo do app. É possível exportar os dados e compartilhar com amigos. O escaneamento pode ser feito quantas vezes precisar.

Durante os testes com o aplicativo, não foram apresentados travamentos ou erros, mas as vezes foi necessário repetir a análise para identificar todos os aparelhos do local. Foi utilizado um celular Samsung Galaxy S5 com Android 6.0 Marshmallow para fazer o teste, mas o app pode ser instalado inclusive em aparelhos mais antigos, com compatibilidade no Android 4.0.3 ou superior. A desvantagem está nos anúncios presentes em pop-up, banners ou em tela cheia, que podem atrapalhar o uso. Não há limites de funcionalidades na versão gratuita mas, se preferir, o usuário pode comprar uma licença para se livrar dos anúncios, que custa a partir de US$ 0,99 (cerca de R$ 3 com duração de 3 meses.

Prós

•        Gratuito

•        Dados de rede completos

•        Identifica dispositivos no Wi-Fi

•        Em português

•        Análise rápida

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias