A+ A-

segunda, 29 de abril de 2024

Busca

segunda, 29 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

24/08/2020 14:14

A+ A-

Após muitas negociações, Médicos Sem Fronteiras são liberados para atender aldeias em MS

O grupo de médicos já está na região, mas não podia entrar nas comunidades, que têm cerca de cinco mil nativos

Depois de muita negociação e intervenção da Secretaria de Estado de Saúde, os Médicos Sem Fronteiras foram liberados para atuar no combate à covid-19 nas aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul.

O anúncio foi realizado pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, nesta segunda-feira (24). Ele destaca que o governo está muito “sensível à questão indígena”, que é bastante fragilizada no Estado.

“Superamos hoje o problema com a Sesai para que os médicos sem fronteiras possam atuar nas aldeias da região de Aquidauana”, enfatiza.

O Secretário Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Robson Santos da Silva, havia proibido a entrada dos voluntários na semana passada.

O grupo de médicos já está na região, mas não podia entrar nas comunidades, que têm cerca de cinco mil nativos.

No documento enviado por Robson ao chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena, em Aquidauana, ele justifica que o Ministério da Saúde e o Exército Brasileiro já promovem ações de combate à covid nas aldeias. No entanto, indígenas dizem que a doença avança e mata.

O TopMídiaNews apurou com uma fonte ligada à questão que a proibição da entrada de voluntários em aldeias seria ‘’pura maldade’’. ‘’É um genocídio...’’, lamentou a ativista.

Segundo levantamento apresentado por uma liderança da aldeia Taunay Ipegue, de Aquidauana, são 60 casos e quatro mortes só nesta aldeia. O total nas reservas da região soma 18 mortos e 678 casos confirmados.

A Aldeia Bananal é que concentra o maior número de casos, segundo esse levantamento. São 222 infectados e cinco mortes. Na Aldeia Lagoinha, que fica em Anastácio, são 122 casos e três mortos.

Ainda segundo o documento, o Distrito Sanitário Especial só pode autorizar os voluntários do MSF no posto de Saúde da Aldeia Lagoinha, que fica em Anastácio.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024