TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

CORONAVÍRUS

28/01/2021 10:02

A+ A-

Mais letal, nova cepa da covid é investigada em morador de Corumbá

Homem veio de Manaus, Amazonas, onde vírus foi identificado pela primeira vez

Um homem de 37 anos, morador de Corumbá, poder ser o primeiro contaminado com a nova cepa do coronavírus P.1. em Mato Grosso do Sul. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o homem veio de Manaus e a amostra será encaminhada essa semana ao IAL (Instituto Adolfo Lutz), em São Paulo, para sequenciamento genético e verificação se é da variante.

Além disso, a SES esclarece que o monitoramento em relação à variante da COVID-19 é realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS) em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. 

“Quando recebemos amostras de pacientes de Manaus e caso a amostra dê positivo para COVID-19 uma alíquota deve ser encaminhada ao Inst. Adolfo Lutz em SP para sequenciamento genético. Além deste monitoramento fomos solicitados pela Coordenação Geral de Laboratórios para que semanalmente sejam enviadas três amostras ao IAL/SP para sequenciamento genético”, destacou em nota. 

Na data de ontem, durante a live diária, a secretária-adjunta em Saúde, Christine Maymone, destacou que todo país está em alerta, já que a nova cepa pode estar em todos os estados. 

“Nós temos que continuar preocupados e vigilantes em relação e vigilantes em relação à transmissibilidade do vírus". 

A nova cepa, que ganhou o nome de P.1, foi flagrada pela primeira vez no dia 10 de janeiro em quatro indivíduos que desembarcaram em Tóquio, no Japão, após uma viagem para o Amazonas.

Carregando Comentários...

Veja também