A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
CORONAVÍRUS

08/06/2021 12:02

A+ A-

Japorã imuniza contra a covid-19 faixa etária a partir dos 25 anos

Cerca de 43% dos municípios de MS já inciaram imunização para pessoas abaixo de 50 anos

Os municípios de Mato Grosso do Sul já aplicaram 1.189.318 doses da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 33,53% da população e 15,12% já tomaram a segunda dose, sendo que 34 cidades já estão vacinando pessoas com menos de 50 anos. A cidade de Japorã, inclusive avança com vacinação de pessoas a partir de 25 anos.

O Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/MS) Rogério Leite afirma que a aprovação, do pedido ao Ministério da Saúde para o avanço da imunização por faixa etária foi fundamental.

"As cidades de MS são unânimes quando se fala do avanço da vacinação por faixa etária, facilitou muito o trabalho de todos que estão na ponta, assim todas as classes trabalhadoras são atingidas, e não há escolha entre determinados grupos. Claro que o quantitativo de doses recebido é fundamental, mas agora há um respaldo legal e técnico que todos são obrigados a seguir."

Japorã, que possui quase 10 mil habitantes, está imunizando pessoas a partir de 25 anos, sem comorbidades, como conta o Secretário de Saúde do município, Fábio Emborana. "Atribuímos o avanço ao fato que a estimativa real da população sempre foi abaixo da estimativa do IBGE, e das doses remanejadas da comunidade indígena. O município finalizou todos os grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização-PNO, e terminados os grupos, começamos vacinar por idade."

Para o presidente do Conselho, não são todos os municípios que conseguem avançar igual, Campo Grande, por exemplo, possui mais de 40 mil industriais, enquanto há municípios menores não possuem nem 100. Para ele, a diferença das características populacionais faz com que haja diferenças entre as cidades de MS. "Mas o importante é que todos sigam o PNO e que avancem igualitariamente”, complementa o Presidente do Conselho, Rogério Leite.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024